11 de junho de 2015


Comidinhas nada saudáveis

0

Quem não gosta de nuggets, não é mesmo? Até pra quem evita este tipo de alimento, a carne processada de frango já representou uma opção tão suculenta quanto uma boa picanha para muita gente, principalmente nasolteirice infância.

GIF

WiffleGif

Bom, acontece que os nuggets são feitos de aproximadamente metade de peito de frango e a outra metade de restos da carcaça do animal. Sim, restos! Há boatos de que essas carcaças contêm olhos, bico, pata, tudo… Isso não é comprovado a partir de pesquisas sérias, mas outras coisas sim.

O especialista em alergias Dr. Richard D. deShazo liderou nos Estados Unidos umapesquisa sobre nuggets em duas redes de restaurantes (que permaneceram anônimas). Descobriram que menos da metade do nugget (como se 50% já fosse aceitável, ergh) era feito de carne. O resto da massa envolvia também sal, gordura, nervos e vasos sanguíneos. Em outra amostra, aproximadamente 40% desse mini-rango continha também cartilagens e pedaços de osso.

Mas o McDonalds, rede que popularizou os McNuggets, nega. Afirma que o seu produto só leva carne junto com a pele natural do frango, que é para dar textura e sabor, massa tempurá e óleo. Veja a comparação em vídeoque eles fizeram na produção do produto (imagem central) com o que é divulgado na internet (canto superior direito):

McDonald’s Canada

Vale lembrar que a indústria tem incríveis mecanismos de marketing. Não que esteja desmentindo o vídeo, mas fica a reflexão.

A seguir outros alimentos que a gente adora, mas que na real são soluções pouco saudáveis, possuindo uma boa quantia de ingredientes nada apetitosos:

Hambúrguer congelado

Tão tenso quanto o caso dos nuggets, o hambúrguer também foi feito para não desperdiçar uma única sobra de carne após o abatimento e o corte das carnes tradicionais do boi e do frango. A carcaça dos animais é arrancada com uma máquina e ao bolo final é adicionado altas doses de sódio. Aproveite!

doopedia

Batata frita do Mc Donald’s

O snack hipnotizante possui 14 ingredientes, inclusive aditivos à base de petróleo como: dimetilpolissiloxano (um tipo de silicone) e butilhidroquinona (um conservante), fora as outras tantas substâncias com nome igualmente complicados. Além de serem fritas duas vezes antes de ir para as lojas, ou seja, triplamente gordurosa, é um problema para galera vegetariana, pois tem até carne no meio (tempero).

reprodução – McDonald’s 

Suco em pó

Nada mais realista. Como já era de se imaginar, a polpa da fruta não está magicamente conservada no pó desses saquinhos de rótulo bonito. Apenas 1% do conteúdo ali vem da fruta, o resto vem de amido de milho ou de mandioca para adoçar e ”expandir”. Também há corante e conservantes, claro.

GIF

- Jaime, o menino está com sede e não temos laranja!

 

Miojo

O macarrão instantâneo salvador de vidas possui altíssimo teor de sódio no temperinho que acompanha e esse mesmo componente está presente na massa também, ao contrário do que muita gente diz por aí, segundo uma pesquisa realizada pelaAssociação Brasileira de Defesa do Consumidor – Proteste. Algumas marcas possuem em um único pacote cerca de 60% do sódio que um adulto pode consumir no dia todo – chocante! Sem contar que todo miojo é frito antes de ser embalado.

maisbahia

Salsicha

Seguindo a lógica da indústria de limpar a carcaça dos animais para aproveitar tudo, a salsicha é a pior de todas, pois recebe restos de carnes suína, bovina e de aves. Tudo isso passa por uma prensagem mecânica que gera a pasta que forma o produto. Por último, o processado é mergulhado em um corante de cochonilha, extrato de de besouro que dá a cor a iogurtes, sorvetes e recheios de biscoito.

carnesboinobre

Cereja de bolo

Sabe aquela frutinha que fica em cima do bolo e é chamada por todos de cereja na festa infantil? Não é cereja de verdade. Essa fruta não é cultivada no Brasil e é muito caro importá-la. Para manter a tradição, inventaram um genérico feito de chuchu com aromatizantes químicos ”inspirados” na cereja de verdade. Agora você já pode falar que gosta de cereja pra chuchu.

calango74

Bacon

Esse é outro alimento criado para não desperdiçar. Feito da carne da barriga do porco, que contém mais gordura, o bacon foi criado a partir de restos de bifes que eram conservados com sal e fumaça. A ”fumaça líquida”, ou ”aroma de fumaça”, é um produto químico colocado hoje em dia para dar aquele sabor defumado no bacon. É feito de fumaça mesmo, destilada na água e secada até virar pó.

huffingtonpost

Kani

Caranguejo não é peixe, caranguejo peixe é! Em japonês kani significa caranguejo, mas nesse caso não é bem assim. Feito com restos de peixes, o bastão rosa é aromatizado com extrato de algas, de caranguejo ou de lagosta, e tem também açúcar, amido de trigo, sal, vinho de arroz, proteína de broto de feijão, glutamato monossódico e até clara de ovo.

 

0 comentários :