14 de maio de 2013


PREPARE SUA MENTE PARA PERDER PESO

0

 

 

Evidências científicas indicam que o emagrecimento se baseia em três fatores: mudança de hábitos alimentares, atividade física e equilíbrio psicológico. Mas, até que ponto a mente influencia nas dietas e na perda de peso?




Se o cérebro domina o corpo em todas as atividades fisiológicas, durante uma dieta não será diferente. Assim, antes de aderir a qualquer programa de redução de peso é fundamental que a sua mente esteja pronta para isto, pois o fator psicológico exerce uma grande influência nas decisões e na continuidade de todo e qualquer planejamento.

Se você enfrenta problemas relacionados à obesidade, come compulsivamente e mesmo sem fome, sofre com a culpa e sente que a situação afeta sua alto estima, talvez esteja na hora de trabalhar a sua cabeça e prepará-la para a mudança que tanto deseja ver em seu corpo.

Lembre-se que não existem dietas milagrosas e que sem esforço é impossível alcançar objetivos!

Listamos algumas dicas que podem ser úteis antes de começar uma dieta:

1.Você é um ser único, individualizado e especial. Valorize-se. Ame-se. Aceite-se da forma como você é para que sua mente compreenda as necessidades de mudança. Mudanças ocorrem de DENTRO  pra fora.

2. Uma dieta ou programa de emagrecimento que deu certo com um amigo ou conhecido pode não ser ideal para você. Descubra o que melhor se encaixa no seu perfil. Não tenha pressa. Cada pessoa tem um ritmo de emagrecimento.

3. Você precisa se gostar para emagrecer e não emagrecer para se gostar. A psicologia da aceitação precisa existir antes da mudança.

4. Se necessário, procure ajuda profissional. Pense em emagrecer e permanecer magr0 (a). Emagrecer e depois engordar rapidamente é prejudicial à sua saúde.

5. Mexa-se! O melhor exercício físico é aquele que te dá alegria e contentamento e o desejo de continuar a praticá-lo no dia seguinte, mesmo que esteja cansado (a). O cérebro produz endorfina quando a pessoa exercita. Essa substância traz prazer e ajuda no emagrecimento.

6. A comida deve ser vista como UM prazer, mas não O prazer. Ocupe seu tempo com atividades de lazer ou trabalho, mas que sejam prazerosas para não ficar pensando em comida.

7. Mantenha sua vida social, mas reduza seu tempo em festinhas de aniversário, por exemplo. Chegue mais tarde ou saia antes. Evite ambientes que possam comprometer seu objetivo. Seja firme. Aprenda a dizer não à comida sem fazer aquela carinha triste, mas com a alegria de quem sabe onde quer chegar.

8. Encare os erros como aprendizado e não se culpe. Comece de novo. Sempre haverá outra oportunidade.

9. Respeite seus limites; mas não use isto como desculpa para fugir dos objetivos. Se necessário, faça uma readaptação no planejamento.

10. Procure resolver seus problemas e reduzir preocupações diárias. Concentre-se no seu objetivo. Talvez esta seja a pior parte, mas é a que determinará o fracasso ou o sucesso na dieta, já que a ansiedade é a maior causa de compulsão por comida. Quem come por ansiedade, estresse ou por qualquer outra emoção, precisará trabalhar essas emoções, se quiser emagrecer. A cabeça precisa permanecer “magra” para que o corpo consiga emagrecer. Pense nisso e use os benefícios da psicologia do emagrecimento para alcançar sua meta.

 
 
 
Ajudou pessoal? Espero que sim, foi pesquisado para colocar aqui no blog, pois isso é papo para psicóloga.
Beijos da Jô!

0 comentários :