21 de março de 2013


ALIMENTAÇÃO IDEAL PARA SEU TREINO

0

Olá pessoal, nas quintas é dia da nossa nutricionista Marluce Gonçalves dar-nos dica maravilhosas e, hoje será sobre aliementação para quem faz academia, a pedidos nossa querida Marluce fez, aproveitem :)

Alimentação ideal para seu treino

 

 

Sabe-se que uma alimentação balanceada é de extrema importância para qualquer individuo em qualquer fase da vida, seja na infância, adolescência ou na fase adulta. Para os atletas ou praticantes de atividade física torna-se ainda mais importante uma alimentação equilibrada que forneça todos nutrientes em quantidades adequadas para que seu treino seja satisfatório. Esse público por sua vez, esta sempre em busca de um aumento de massa magra e conseqüentemente, diminuição do percentual de gordura. Nota-se então a importante relação entre a nutrição e atividade física, pois uma sempre completará a outra. Um bom rendimento físico só será possível através de uma nutrição adequada. Há quem pense que ir treinar em jejum pode ajudar em uma perda de peso mais rápida. Se você for treinar sem ao menos ter comido nada, provavelmente irá sentir alguns sintomas como fraqueza, tonturas, cansaço e indisposição. Seu organismo não irá agüentar muito tempo. É aquele tal ditado ‘saco vazio não para em pé’ e é justamente isso que pode acontecer. Portanto algumas medidas e mudanças de hábitos são essenciais para que seu treino tenha um resultado satisfatório.

Mas então o que comer antes e depois do treino?

A refeição pré treino deve ser focada principalmente em fontes de carboidratos de preferência complexos. Paes, massas, biscoitos, frutas, cereais, são eles que irão dar a energia necessária para que você não chegue à fadiga durante o treino e também irão manter seus níveis de glicemia estáveis. É importante também que essa refeição seja pobre em gorduras, pois elas podem atrapalhar seu processo de digestão causando desconforto gástrico e distensão abdominal. Já a refeição pós treino deve conter carboidratos e também fontes de proteínas. Os carboidratos irão repor a energia perdida e a proteína tem um papel super importante de reparação muscular. O básico para a refeição logo após o treino é uma mistura de proteínas de rápida digestão com carboidratos de alto índice glicêmico, como por exemplo: Whey protein com dextrose, pão branco com patê de atum e suco, carne magra com batatas ou macarrão, peito de frango com arroz, legumes e suco de frutas, torradas com queijo branco, geléia e água de coco, etc. Quando a refeição é feita logo após o término do exercício, há uma ótima ressíntese de glicogênio, liberação do hormônio anabólico insulina, maior síntese protéica e interrupção da proteólise (quebra de proteínas). Não se esqueça também que a água é fundamental, pois além de hidratar é responsável pelo transporte de vitaminas e minerais. Na falta de água o organismo pode ir à fadiga e não ter rendimento adequado. Portanto hidrate-se antes, durante e após o treino.

Alguns antioxidantes também são importantes na pratica física devido à formação de radicais livres gerados por treinos intensos. Os principais podem ser encontrados nas vitaminas A, C e E e nos minerais selênio e zinco. Esses antioxidantes irão agir em benefício ao nosso organismo, impedindo que ocorram danos e reduzindo as lesões causadas por radicais livres nas células. Fontes: frutas como mamão, laranja, acerola, goiaba, legumes, verduras, castanhas, gérmen de trigo, cereais integrais, suco de frutas, azeite de oliva, peixes, frutos do mar, etc.

Só lembrando que cada organismo é diferente um do outro. As recomendações podem ser diferentes dependendo do caso e do objetivo de cada pessoa. Procure profissionais que possam lhe auxiliar (Nutricionista e Educador físico) para que seu desempenho seja o melhor possível.

 

Marluce Gonçalves

Nutricionista
Clinemedi - (48) 3623 3213/3623 0846
Rua Machado de Assis, 554 - Centro - Capivari de Baixo
 
 
Beijos da Jô!

0 comentários :