20 de fevereiro de 2013


DIGA NÃO ÀS BEBIDAS COM GÁS

0

Refrigerantes e águas que recebem a aplicação industrial de CO2 (gás carbônico) são ruins para o seu corpo. Além de dilatar o estômago e contribuir para a obesidade, eles ainda podem enfraquecer os ossos, corroer os dentes e até provocar outros problemas graves

Se você é fã de refrigerantes e água com gás, é bom ficar alerta. Por serem bebidas ácidas industrializadas que contêm gás carbônico, elas causam danos à saúde que vão desde um simples desgaste dental até problemas no coração. "O gás carbônico altera os níveis de concentração de gordura no sangue, provocando risco de doença cardiovascular", fala o gastrocirurgião e nutricionista José Roberto Ferreira Santiago, que desenvolveu uma dissertação de mestrado na Universidade Estadual Paulista (Unesp), sobre esse assunto. Veja outros bons motivos para evitá-los.

Calorias e mais calorias
Os refrigerantes são bebidas constituídas por água, gás carbônico, açúcar ou extratos de vegetais. Eles podem conter corantes ou acidulantes _ neste caso são chamados de bebidas artificiais. "Fora o rápido impulso energético de substâncias como a cafeína ou do açúcar, a maioria deles traz pouco ou nenhum valor nutritivo. Portanto são calorias inúteis!", fala a nutricionista Lenisa Merli, de São Paulo. Por isso eles são os exemplos clássicos de calorias vazias, ou seja, você só consome calorias e nada mais (nenhuma vitamina, por exemplo) com a ingestão desse líquido.

Quer mais? Alguns ingredientes contidos nos refrigerantes, se tomados em abundância, trazem danos sérios ao organismo. "Sabe-se que o uso indiscriminado de cafeína (que está naqueles do tipo cola) pode causar distúrbios cardíacos, insônia e reações alérgicas. Alguns aditivos associados a essas bebidas também podem deixar a pessoa com maior probabilidade de adquirir câncer", alerta o professor José Roberto.

Sem açúcar ou normal?
As versões diet, light e também as águas aromatizadas apesar de não conter açúcar possuem aditivos como corantes, conservantes, aromatizantes e adoçantes, que intoxicam o organismo, prejudicando o seu funcionamento. É claro que ingerir as calorias de um refrigerante normal é muito pior do que tomar aqueles com 0% de açúcar ou as águas com gás. O problema do consumo dessas bebidas, porém, é outro.

Num estudo realizado em ratos, coordenado pelo médico José Roberto Santiago, observou-se que as águas gaseificadas - que contêm 0% de calorias - aumentaram a área gástrica (incharam o estômago) em cerca de 50% e elevaram o peso dos animais. Em outro estudo, realizado nos Estados Unidos, o efeito foi o mesmo. O problema é que, com a capacidade do estômago aumentada, é preciso comer mais para sentir saciedade.

"Existe também a hipótese de que a grelina, um hormônio que estimula a fome e é produzido pelo estômago, seja feita em maior quantidade quando esse órgão é dilatado", fala Lenisa. Resumo da história: você vai engordar bebendo qualquer uma delas. Mas, se preferir a versão normal dos refrigerantes, o estrago é maior.

Ossos fracos e dentes corroídos
Os açúcares das bebidas gaseificadas estimulam o crescimento de bactérias causadoras de cáries. Além disso, a acidez desses líquidos corrói o esmalte dos dentes. "O gás artificial também pode alterar o metabolismo mineral e comprometer a absorção de cálcio, aumentando o risco de osteoporose e fraturas ósseas", explica a nutricionista Lenisa Merli.

A cafeína presente em alguns refrigerantes pode, ainda, viciar, pois seu mecanismo de ação é semelhante ao das anfetaminas. Já os refrigerantes tipo cola podem também aumentar o risco de desenvolvimento de pedras no rim. Fique de olho.

Água gaseificada também não pode!
A água normal apresenta o pH (potencial hidrogeniônico) neutro e portanto não tem acidez. Quando se adiciona o gás carbônico industrial, ela fica mais ácida, pois sai do seu pH de neutralidade, que é 7. Quanto mais abaixo de 7 for o pH, pior. Os refrigerantes são xaropes, de pH também baixo, dissolvidos em água.

Praticamente não há diferença entre a quantidade de gás utilizado nas águas ou nos refrigerantes. "O efeito para a saúde é o mesmo. O único benefício da água é que ela é isenta de aditivos, como corantes e aromatizantes. Já as que contêm gás e possuem sabores artificiais são bem parecidas com os refrigerantes", explica José Roberto.

Por isso, os especialistas são unânimes em afirmar que é preciso evitar a bebida gaseificada, seja ela água ou refrigerante. "Como não foi comprovado nenhum benefício dessas bebidas, a melhor alternativa é beber sucos naturais, chás, águas naturais e águas aromatizadas com ramos de alecrim, hortelã, frutas ou condimentos, como canela e cravo", alerta Lenisa.

 

Fica a dica meninas, muita água NORMAL e nada de refri!!! É fácil acostumar....

Beijos da Jô


Fonte revista dieta já.

0 comentários :