29 de janeiro de 2013


CARNAVAL CHEGANDO, VOCÊ ESTA PREPARADA?

0


O carnaval, uma das festividades mais esperadas e comemoradas do ano, é uma verdadeira maratona. Além de muito pique e energia, exige preparação para aqueles que desejam esbanjar bom humor e muita beleza nas avenidas.
Seguem algumas dicas de produtos para você ficar em forma e se preparar para a folia:
Cúrcuma

A cúrcuma ou açafrão deve fazer parte do cardápio de quem quer emagrecer, já que aumenta a produção de adiponectina – hormônio relacionado à oxidação das gorduras. Além disso, a cúrcuma é importante na modulação da inflamação – fator relacionado ao ganho de peso.

Uma dica é adicionar a cúrcuma no final do cozimento do arroz integral ou do molho de tomate.

Chás Verde e Branco

São fontes das substâncias antioxidantes flavonóides, catequinas, epigalocatequinas e quercetinas. Estudos mostram que o consumo regular de chá verde reduz o peso corporal e IMC (Índice de Massa Corporal), devido a sua ação antioxidante, antiinflamatória e termogênica (acelera o metabolismo, aumentando o gasto calórico).

Faça uma infusão com as folhas do chá verde ou branco ou consuma cápsulas do extrato seco da planta.

Chá de Hibisco

O chá de hibisco auxilia no emagrecimento, pois estimula a queima de gordura corporal, facilita a digestão, regulariza o funcionamento do intestino e combate a retenção de líquido.

No chá temos enzimas e mucilagens (um tipo de fibra) que facilitam a digestão e diminuem a absorção de carboidratos e gorduras.

Dica: aproveite as temperaturas altas do verão e prepare a infusão das flores, leve à geladeira e consuma gelado!

Óleo de coco

O óleo de coco é capaz de reduzir o Índice de Massa Corporal (IMC), bem como a circunferência abdominal. Fonte de triglicerídeos de cadeia média (TCM), um tipo de gordura que é rapidamente absorvida e transportada para o fígado (onde se transforma em energia), o óleo de coco aumenta a termogênese, o que potencializa o gasto energético do organismo, além de causar saciedade.

Dica: adicione óleo de coco em sucos, vitaminas, iogurtes, molhos para saladas, torradas e tapioca! Também é encontrado na forma de cápsulas.

Quitosana

A quitosana é uma fibra natural, de origem animal, extraída de exoesqueleto de crustáceos.

Auxilia na redução da absorção de gordura e colesterol, sendo coadjuvante no emagrecimento e na prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares.

Ao ser ingerida antes das refeições, se transforma em gel ao entrar em contato com o meio ácido do estômago. As gorduras ingeridas na alimentação entram em contato com o gel de quitosana, são capturadas e levadas para o intestino. As moléculas de gordura envoltas no gel não sofrem ação das enzimas digestivas e não são absorvidas sendo eliminadas nas fezes.

ATENÇÃO: seu uso é contraindicado a pessoas alérgicas a frutos do mar.

Psyllium

O psyllium é uma fibra solúvel extraída da casca das sementes de uma planta chamada Plantago ovata.

O tipo de fibra encontrado no psyllium possui uma enorme capacidade de reter água e formar um gel viscoso que provoca uma sensação saciedade, sendo um coadjuvante no emagrecimento.

O psyllium normalmente é encontrado em cápsulas ou pó para ser adicionado a sucos.

Espirulina

A espirulina é uma microalga verde-azulada. Estudos demonstram ser uma boa fonte de proteínas, vitaminas e minerais.

Contém ácido gama-linolênico (GLA), que tem apresentado resultados interessantes no tratamento da obesidade. Além disso, promove a sensação de saciedade, reduzindo o apetite.

Encontrada em cápsulas, deve ser ingerida cerca de 30 minutos antes das refeições juntamente com água.

Farinha de feijão branco

O feijão branco possui uma proteína chamada faseolamina, que inibe parcialmente a ação da enzima amilase, responsável pela digestão de carboidratos. Estes, não digeridos são eliminados nas fezes. Por isso, é um coadjuvante no processo de emagrecimento.

Deve ser utilizado em quantidades pequenas, junto às principais refeições.

Biomassa ou farinha de banana verde

A disbiose (desequilíbrio entre as bactérias “boas” e “ruins” no intestino, prevalecendo as “ruins”) pode desencadear diversos problemas no organismo, incluindo o excesso de peso. A banana verde é fonte de amido resistente que fortalece e aumenta o número de bactérias “boas” no intestino, levando a um equilíbrio da microbiota intestinal, auxiliando na correção da disbiose, sendo coadjuvante no emagrecimento.

Além disso, a banana verde é fonte de fibras solúveis que ao entrarem em contato com o líquido no interior do estômago, forma uma espécie de gel que ocupa espaço e promove o estímulo de saciedade, reduzindo o apetite.

Adicione a biomassa ou a farinha de banana verde a sucos ou vitaminas.

Colágeno

O colágeno é a proteína mais abundante do nosso organismo. Tem função estrutural. Combate rugas e fragilidade óssea; enrijece os tecidos da pele; previne o surgimento de estrias e celulite, além de fortalecer as unhas e melhora o aspecto dos cabelos.

Quando consumido entre as refeições pode auxiliar na saciedade, sendo um coadjuvante em dietas de emagrecimento. Combate a flacidez que pode ocorrer em função da perda de peso.

Canela

A obesidade é considerada uma doença inflamatória. Dessa forma, especiarias como a canela podem ser utilizadas como coadjuvantes no emagrecimento, devido a sua ação antioxidante e antiinflamatória.

Use a canela em forma de chá ou polvilhada em sucos, frutas e molhos.

Gengibre

O gengibre possui efeito termogênico, sendo capaz de acelerar o metabolismo, fazendo com que o organismo trabalhe em ritmo mais acelerado, gastando mais energia do que o habitual, levando a perda de peso. Além disso, possui ação antiinflamatória, outro fator que auxilia no emagrecimento.

Pode ser utilizado na forma de chá ou adicionado a sucos ou temperos.

Dica: no lanche da tarde, consuma abacate com algumas gotas de limão – fonte de betasitosterol, equilibra o cortisol do organismo, causando saciedade, diminuindo assim, episódios de compulsão alimentar e vontade de comer doces.


BEIJOS JÔ

0 comentários :