28 de novembro de 2012


SAI DE MIM CELULITE COM CAROL BERNARDES

3

Meninas toda quarta vai ser a quarta da saúde com a nossa nutricionista querida Carol Bernardes, preparem-se hoje a Carol nos deu até um cardápio para nós. É ou não é um luxo meninas?

 

 

 

Sai de mim celulite!

Olá meninas, hoje vamos falar de um tal furinho(os)  que vive  nos apavorando cada vez que tiramos do armário nossas roupas de verão ou biquíni novo! Já que o assunto é de interesse geral da mulherada vamos passar para vocês algumas das orientações que as minhas pacientes recebem durante as consultas.

Já falamos de detox certo? Quem não leu é só dar uma espiadela nos arquivos do Blog ( Detox com Carol Bernardes), para nós livrarmos definitivamente da celulite precisamos  de 4 passos muito importantes; dieta, hidratação, atividade física e procedimentos estéticos  é claro!! Toda ajuda é DIVINA para fazer bonito na praia ou se livrar daquela “canga” amiga de guerra!

Para começar veja se você se enquadra em algumas destas opções:

1-      Intestino preguiçoso ( intestino que resolve tirar férias durantes dias...lembrando que é importante ir pelo menos 1x/dia ao banheiro)

2-      Genética! Oi? Isso mesmo, vamos dar uma olhadinha em nossas Mães, avós, tias e afins..

3-      Falta de água (gravíssimo meninas..é uma das coisas mais importantes quando falamos de retenção de líquidos – inchaço e celulite)

4-      Propensão a varizes e microvasos ( circulação ruim)

5-      Sendentarismo (falta grave – cartão vermelho)

6-      Obesidade ou sobrepeso

Se você se enquadra em mais de 3 alternativas citadas acima, CUIDADO! A CELULITE TE ESPERA (OU TE VERENA SE VOCÊ JÁ TEM)..

Como podemos  mudar todo esse quadro com o verão tão próximo?!

Primeiro temos que transformar sua dieta que provavelmente é acida por uma dieta alcalina. Basicamente a dieta ácida é: rica em açúcar e sal, corantes, alimentos industrializados, pouca fibra e água, grande quantidade de carne vermelha  e embutidos. Este tipo de alimentação entope as células impedindo que as mesmas  recebam nutrientes como oxigênio da corrente sanguínea. Com o entupimento das células como podemos liberar as toxinas? É assim que acontece a inflamação e o acúmulo de “lixo celular”. E a dieta alcalina? Este tipo de dieta funciona perfeitamente para vários objetivos e manutenção da saúde em geral, especialmente no caso da celulite, a resposta é muito boa, ou seja, já percebemos a melhora no primeiro mês ( aliando é claro, atividade física e hidratação).

Como funciona a dieta anti-celulite ( ou dieta alcalina). Por incrível que pareça esta dieta não tem muitos segredos, é fácil de seguir, só depende da força de vontade de quem inicia este plano.

Para diminuir a inflamação (celulite) a dieta alcalina prioriza: consumo de sementes e grãos ( semente de girassol, abóbora, quinoa, linhaça, lentilha, chia etc..) ingestão de pelo menos 2,5litros de água/dia + 500ml de chá diurético e anti-inflamatório  que neste caso, eu indico o chá de Hibisco (confesso que é meu queridinho), além de tudo ele é rico em vitamina C ( antioxidante) que é essencial para fazer a tal faxina nas células. Além das sementes e líquidos devemos priorizar carboidratos complexos ( ricos em vitaminas do complexo B e fibras), passe longe dos pãezinhos de padaria. Os melhores carboidratos nesta fase quais são? Batata doce ( nada de torcer o nariz) ela é riquíssima em nutrientes e tem baixa índice glicêmico ( libera pouco açúcar), arroz 7 grãos ( muito mais rico nutricionalmente que o arroz integral comum) e pão 100% integral. Fuja dos light e diet, isso mesmo, muitas vezes o produtos diminuem a quantidade de açúcar, mais por outro lado, foi acrescentado mais gordura!

Exemplo de cardápio anticelulite feito por mim especialmente para vocês!

Desjejum:/ao acordar:

1 xícara de água filtrada (morna ou gelada) + suco de 1 limão. Assim desintoxicamos nosso organismo e damos uma super ajuda ao fígado para desempenhar suas funções.

Café da manhã:  08:00

Shake  funcional: (riquíssimo em nutrientes):  ¼ de copo de leite de aveia ( marca jasmine – venda no supermercado angeloni) ou  de vaca desnatado + 5 morangos + 1 fatia média de mamão +  2 col. de sopa de amaranto em flocos + 1 col. de sopa de chia ( bater tudo no liquidificador com gelo). Com a quantidade de minerais, vitaminas, proteinas e fibras do shake você garante nutrição ao alcance das nossas celulas inflamadas.

Hdratação: 1 litro de água durante a manhã ( não tome tudo de uma só vez)

Lanche da manhã: 10:30

1 fruta ( pêssego, maçã, ameixa ou goiaba)

+ 1 col. de semente de girassol

+ 1 copo de chá de hibisco

Almoço: 12:00

1ª parte: Separadamente monte um prato de salada ( prepare-se para mastigar bem, assim reduzimos a fome e a quantidade do prato principal).

Exemplo: Agrião + alface + rúcula ( a vontade) + cenoura ralada ( ou cozida) + brócolis + abobrinha ( 2 col. de sopa de cada). Tempero: limão a vontade, azeite de oliva ou vinagre de maçã ( 1 col. de sopa).

2ª parte: Monte o prato principal com 1 opção de carboidrato complexo + proteína magra + grãos/ leguminosas.

Exemplo: 2 col. de sopa de arroz 7 grãos ou 2 col. de sopa de quinoa cozida + 1 concha pequena de lentilha ( ou feijão) + omelete verde ( 2 ovos batido com 2 folhas de couve mineira/manteiga em tiras – colocar apenas 1 fio de azeite para não grudar). Nesta fase consuma carne vermelha no máximo 2x na semana.

Sobremesa: 1 fatia de abacaxi com canela ( para ajudar na digestão)

Hidratação: 1 litro de água ( durante a tarde) = 2 garrafinhas de 500ml

Lanche da tarde: 15:30/16:00

1 pote de iogurte desnatado (sem sabor) + 1 banana picada + 1 col. de semente de chia

Ou

½ abacate amassado com 1 col. de sobremesa de mel

Lanche da noite: 18:30

1 fatia de pão 100% integral + 1 col. de sopa de queijo cottage temperado com orégano ( o orégano faz parte da desintoxicação) + 1 copo de chá de hibisco gelado batido com 4 morangos

Hidratação: 500ml de água durante a noite

Lanche extra: 20:00

1 copo de chá de camomila ou erva-cidreira gelado

Jantar:  21:30

Opção de shake da manhã

Ou

1 taça de salada de frutas + 2 col. de sopa de aveia em flocos 

Carolina Bernardes

Nutricionista Clínica - CRN10 3121

Pós-graduanda em Nutrição Clínica Funcional

 

Oftalmoclínica - Farol Shopping

Tel: 30522080/30522221

 

3 comentários :

Leila disse...

As dicas são ótimas. Agora é só tentar colocar em prática. Xô preguiça!

luciene adriano martins parise disse...

Oi meninas, to aqui roendo as unhas, haha, isso é bom demais, só que pra trazer a vida real, viver isso tudo, tem que ter muita força de vontade, é bom que a Jo, pega no nosso p´zinho sempre, beijos !!!!!

luciene adriano martins parise disse...

Oi meninas, to aqui roendo as unhas, haha, isso é bom demais, só que pra trazer a vida real, viver isso tudo, tem que ter muita força de vontade, é bom que a Jo, pega no nosso p´zinho sempre, beijos !!!!!