21 de novembro de 2012


ANTIOXIDANTES

0

 

Antioxidantes são nutrientes poderosos que podem prevenir, reduzir, atrasar ou mesmo reparar os danos oxidativos causados nas células do nosso corpo causado pelos famosos radicais livres.
Claro que encontramos em forma de cremes, o que é ótimo você passar na pele, mas muito do resultado de uma pele boa vem de dentro pra fora, para não perder o hábito vou dizer que a água ajuda e muiiiiiiiiiiiiiiiiitooooooo, tomem água mas, temos alimentos que são ótimos também.

A presença de radicais livres pode resultar em câncer, avc, problemas cardíacos, envelhecimento precoce, e muitas outras doenças degenerativas. Quando as células são afetadas pelos radicais livres, elas não funcionam adequadamente.

Esses radicais livres ocorrem em nosso metabolismo naturalmente, mas também são gerados por influências ambientais, como poluição, fumaça de cigarro, radiação, agrotóxicos e por ai vai. A lista é enorme, infelizmente. A melhor maneira de combater esses radicais livres é através de alimentos que tenha uma boa quantidade de antioxidantes. Apesar do açaí e o extrato de semente de uva serem os..."tops dos tops", segue uma lista de outros que também são verdadeiros campeões em antioxidantes:

 

Café

Não...você não está doido! É café mesmo! O café tem antioxidantes como o ácido clorogênico e ácido cafeico que são eficazes na prevenção do câncer de cólon e reto. Além disso esses ácidos melhoram o humor e função dos vasos sanguíneos.

Para as mulheres, o café pode reduzir o risco de AVC quase pela metade.

Exitem também estudos em andamento com o intuito de determinar a conexão entre beber café e prevenção de diabetes e doença de Parkinson. O consumo de café descafeinado pode aliviar dores de cabeça.

Mas...por favor...use a cabeça e um pouco de juízo. Duas xicaras de café por dia tá bom demais. Não vá tomar um bule inteiro de café que além de não resolver nada, só vai lhe fazer mal.

Chá Branco

Pesquisas indicam que o chá branco oferece mais benefícios do que se pensava. De todos os chás, ele é o que tem mais antioxidantes...até mais que o tão badalado chá verde.

Ele é especialmente eficaz para retardar o processo de envelhecimento e também a pressão alta.

Chocolate

Com certeza muita gente vai ficar feliz! Os flavonóides do chocolate têm potentes propriedades antioxidantes que podem proteger contra doenças degenerativas.

Pesquisas demonstram uma associação entre níveis elevados de flavonóides no sangue e um risco reduzido de doenças cardíacas,diabetes tipo 2, asma e alguns tipos de câncer.

Na verdade o poder antioxidante vem do cacau bruto em si. Logo...o chocolate bom é aquele mais escuro e de preferência com 70% de cacau e amargo. Chocolate branco não vale, como também não é para comer uma caixa de chocolate.

Arroz Negro

Esse é mais difícil de encontrar. E quando eu acho no supermercado é muito caro.
Os antioxidantes desse arroz são excelentes para o cérebro e podem melhorar a memória, atraso ou declínio mental no envelhecimento além de ajudar a prevenir doenças cardíacas e câncer.
Possuem mais antioxidantes que os mirtilos. O arroz preto é também famoso por suas propriedades anti-inflamatórias.

Mirtilos

São famosos pelos seus antioxidantes fenólicos. Em 2007, pesquisadores descobriram que os mirtilos podem desacelerar o aparecimento de Alzheimer.
Também são bons para reduzir os níveis de colesterol, prevenir infecção urinária, reduzir açúcar no sangue, reduzir a pressão arterial e alivia os sintomas de depressão.

 

Claro que existem muito mais pode pesquisar vale a pena acrescentar na alimentação.

 

Beijos da Jô

0 comentários :