3 de outubro de 2016


Manteiga de coco

0

VOCÊ CONHECE A MANTEIGA DE COCO?

O coco, uma das principais oleaginosas do mundo, é originário do Sudeste Asiático e, há centenas de anos, vem sendo a base da dieta dos habitantes das ilhas do Pacífico Sul, onde é conhecido como a “árvore da vida”. Em algumas destas comunidades, o coco, sua gordura e subprodutos representam de 50 a 60% da energia diária ingerida.

Desde 1930, o Bom Estado de Saúde dessas populações começou a despertar o interesse da Comunidade Científica, que passou a estudar os hábitos alimentares da população destas Ilhas, obtendo resultados surpreendentes, mostrando excelente Saúde Geral e muito menos Problemas de Saúde e Doenças Crônicas, como Hipertensão Arterial, Diabetes Mellitus, Doenças Gástricas, Câncer e Doenças Cardiovasculares.

DO COCO, APROVEITA-SE TUDO!

Este saboroso fruto possui uma camada externa grossa e fibrosa, e no meio encontra-se o coco propriamente dito, com polpa branca e água. Dessa fruta, tudo pode ser aproveitado, a Indústria Alimentícia utiliza o fruto em larga escala:

1. Fibras: fabricação de capachos, brochas, escovas e tecidos grossos;

2. Casca - utilizada para fabricação de objetos de decoração;

3. Água - líquido rico em vitaminas e minerais;

4. Polpa - fonte de energia rápida, importante para dietas de esportistas e atletas;

5. Leite - é a polpa do coco em forma líquida; é muito utilizado pela Culinária Funcional;

6. Farinha - rica em fibras, sacia e “varre as toxinas para fora do organismo;

7. Gordura - é rica em triglicerídios de cadeia média – tipo de gordura de rápida metabolização, que se transforma em energia facilmente, conferindo saciedade prolongada.

ÓLEO DE COCO VERSUS MANTEIGA DE COCO

Da gordura do coco, pode-se extrair tanto o óleo quanto a manteiga. Mas qual a diferença entre ambos?

A diferença entre a manteiga de coco e óleo de coco consiste no fato de o óleo ser a gordura extraída da polpa do coco, ao passo que a manteiga é obtida a gordura extraída da polpa do coco sem excluí-la.

Isto é; a manteiga além da gordura, inclui a polpa do coco na forma seca, com suas fibras e proteínas, dando-lhe, assim, uma vantagem nutricional sobre o óleo de coco, que é constituído apenas pela gordura da fruta. Você, já experimentou a Manteiga de Coco?

Maria das Graças Teixeira
Química e Nutricionista Clínica Funcional
Diretora da MGT Nutri.

Se

0 comentários :