26 de maio de 2016


Como otimizar a perda de gordura através da alimentação

0



Muitas pessoas sofrem com o metabolismo lento, o que pode prejudicar a conquista do emagrecimento saudável. Existem alimentos e combinações que irão fazer com que o seu organismo trabalhe, acelerando o trânsito intestinal. Já outras preparações auxiliam no processo do aumento do metabolismo.

É importante ressaltar que as estratégias nutricionais não serão eficazes se trabalhadas fora de uma alimentação saudável como um todo. Isso quer dizer que de nada adiantará a adoção de hábitos como o uso de um chá específico se este hábito não estiver atrelado à uma reeducação alimentar.

Sob a ótica da nutrição, é importante a incorporação das fibras alimentares na dieta a fim de acelerar o trânsito intestinal. Dentro da alimentação saudável existem os alimentos naturais, ou seja, os não industrializados, como por exemplo os que concentram boas quantidades de fibras. Para aumentarmos a concentração de fibras na nossa dieta, vamos trabalhar com o conceito de trocas saudáveis. Algumas opções são:

– Trocar os cereais refinados pelos integrais, como o arroz e o pão integrais no lugar das versões com farinha branca

– Usar a quinoa no lugar do arroz branco

– Trocar a farinha de trigo branca pelas farinhas nutritivas, como a de côco, de amêndoas ou a de banana verde

– Optar pelo uso do cacau no lugar do achocolatado

– No lugar da batata inglesa, usar a batata doce

– No lugar dos salgadinhos fritos, preparar bolinhos com massas de inhame ou quinoa

– Ao invés de milk shakes, preparar smoothiescaseiros, com frutas congeladas com água de côco, leites vegetais, granola e aveia

Todas estas trocas são capazes de ajudar no funcionamento do intestino por aumentarem a quantidade de fibras da preparação. Outro ponto que merece destaque quando o assunto é acelerar o metabolismo são os temperos com seus compostos nutricionais. Neste contexto, entram em cena as ervas como o manjericão e o alecrim, especiarias como a pimenta caiena e oaçafrão da terra, gorduras saudáveis como oazeite de oliva e as oleaginosas, frutas como o limão, grãos e sementes como o gergelim e achia, além do alho e cebola roxos, do alho poróe do tomate fresco. Juntos, estes e outros ingredientes, são capazes de tornar suas preparações mais saudáveis e prazerosas.

Segue uma relação de grupos e alimentos capazes de auxiliarem no aumento do metabolismo e no processo de emagrecimento saudável:

– Café sem açúcar polvilhado com canela

– Frutas ácidas como laranja, abacaxi e tangerina

– Chá verde com limão

– Chá de maçã com canela

– Chá de funcho, que é uma variação da erva doce

– Inhame cozido com azeite de oliva

– Arroz integral com cereais

– Verduras verde escuras (couve, espinafre) temperados com cebola e azeite

– Preparações com farinha ou biomassa de banana verde

– Batata doce com casca com azeite de oliva

– Pera assada ou in natura

– Suco verde

– Suco de maçã, cenoura e linhaça dourada

Portanto, um metabolismo acelerado é um grande passo rumo à perda de gordura e ao emagrecimento saudável e definitivo e a incorporação da reeducação alimentar ao seu dia a dia permite a escolha dos alimentos e combinações capazes de colocar o seu organismo para trabalhar. Ainda é importante lembrarmos que todas as estratégias apresentadas não devem ser vistas como pontos isolados, mas, sim, como um conjunto de manobras nutricionais que, se incorporadas à sua rotina alimentar, ajudarão no alcance dos resultados esperados.

0 comentários :