3 de agosto de 2015


Medicamentos proibidos

0

proibidos

por Daniele de Llano

 

Dor de cabeça

Sou daquelas pessoas que sofrem de dor de cabeça. Aliás, não é qualquer dor de cabeça..sou daquelas que precisam de um quarto escuro e óculos de sol para não ter a cabeça fritando.

Pois bem, de viagem marcada para Portugal ..o que mais me preocupou é se eu teria meu medicamento para tratar de enxaqueca.

Tristemente, descobri que a NEOSALDINA (que eu preciso tomar 2 comprimidos juntos, para fazer efeito) estava na lista das medicações proibidas.
Pensei..ah sem problemas..assim que eu chegar lá (Portugal) vou a um médico e ele me receitará uma medicação similar..e pronto!

Só que o mesmo aconteceu com o meu anticoncepcional Diminut, meu anti-inflamatório, remédio para dor muscular, xarope de tosse, etc.

Logo que cheguei, tive um ataque de sinusite..assim como (acho) que a metade do Brasil tem alguma “ite”.
Desesperada e completamente entupida..melhor endubida..fui na farmácia na esperança de comprar algum remédio para gripe e aliviar, um pouco, os sintomas da desgraçada sinusite.

O atendente olhou bem para mim (nossa eu devia estar péssima) e logo disse que eu não tinha gripe. Hehe..sim tenho sinusite, respondi.
Então a senhora precisa (não gosto de senhora..envelhece uns 10 anos) de remédio específico e eu tenho aqui o Sinutab II.
Específico pensei?
Olhei pasma para a caixa do remédio. Quem tem sinusite sabe que, assim como os outros antibióticos, é preciso receita para comprá-los no Brasil. Entretanto, estava aquele senhor português me oferecendo a solução dos meus problemas?!
Pois é..ele riu..e disse que em 3 dias eu estaria boa.
Pessoas..em 3 horas eu era outra! Conseguia até sentir o cheiro de bacalhau no ar.

Além de me dar a medicação, o atendente me fez uma serie de perguntas e recomendações. Ao fim, ele disse que podia vender-me.. porque todo atendente em Portugal é um farmacêutico, diferentemente do Brasil, que são balconistas.
O remédio que mudou minha existência custou 3,00€!

Seria só a primeira diferença.

Depois precisei, inevitavelmente, de remédio para dor de cabeça.
Fui..claro..na mesma farmácia para falar com aquele senhor.
Pedi a Neosaldina..não custava tentar 
Ele repreendeu-me, dizendo que não comercializavam DIPIRONA.
Penso que toda a farmácia me olhou.
Oi? Quem pediu dipirona? Dipirona é o composto ativo da Neosaldina..eu tinha esquecido!
Detalhe..dipirona está proibido em Portugal a mais de 20 anos e nos EUA a mais de 30 anos!

Ok. Neosaldina não pode..
Mas que tal eu te dizer ..estão incluídos nesta lista: Anador, Buscopan composto, Doralgina, Dorflex, Doril P, Inib-Dor, Lisador e Novalgina – pois contem dipirona!

Olhei em volta e não reconhecia nenhum medicamento exposto.
Aliás, eram poucos os medicamento expostos..tinha mesmo: lenços, protetores solares, shampoos e condicionadores (champô e amaciador), etc.

Pensei comigo..que não haviam remédios a serem vendidos.
Era como se um buraco tivesse aberto no chão.
Quero dizer..então eu ia agonizar de dor..o que eu poderia tomar..o que eu poderia fazer?

Mas por que raios a dipirona está proibida?
O motivo é ser o principal causador de uma doença chamada de granulocitopenia – que basicamente é uma alteração nos glóbulos brancos do sangue – e anemia aplástica.

Passei minha vida tomando remédios que simplesmente são perigosos e só agora com meus trinta e tantos anos é que percebi? Porque, tirando a fase gestacional, os médicos brasileiros nunca disseram nada.

Aliás, nas farmácias brasileiras é bastante comum o uso indiscriminado do composto. Sendo que, inclusive, podemos fazer um self-service e comprar medicamentos (em qualquer quantia), tanto nas farmácias como em supermercados.

Li que o Brasil tem uma tendência comercial no uso de medicamentos altamente perigosos. Oi? Tendência comercial?

Me senti envergonhada na farmácia.
Não são só em medicamentos que notamos que o Brasil é a p*ta da sociedade. Mas, como explicar que todo o povo, além de não ter um sistema de saúde eficaz, estava sendo envenenado.
Desculpem-me a palavra..mas não achei nada melhor para explicar minha raiva.
Somos o experimento. Tudo que é de pior, nós (brasileiros) aceitamos. Juros altos, corrupção, violência, preços abusivos..lá estamos a sorrir.

Mas estará tudo resolvido.. “Brasil é o país do futebol, tem vida, tem alegria e tudo se ultrapassa”, disse o técnico da Grécia – Português Fernando Santos – em 2014.

A dipirona é indicada para dor, febre, dores renais, analgésico e antitérmico.
Pensa rápido..me diz um remédio que não tenha dipirona?

No Brasil, conforme dados da ANVISA, dos 30 medicamentos mais vendidos no país, 4 são analgésicos feitos a base de dipirona sódica.

E não é só privilégio da dipirona fazer parte dos medicamentos banidos do mercado mundial e comercializados no mercado brasileiro. Podemos citar ainda:
O Diane 35, Avastin, Cânfora (tipo Gelol, Inalador Vick, Vick Vaporub), Imosec, Ibuprofeno, Desloratadina, Fluconazol, etc.

Claro, esta pequena relação é do mundo inteiro..não só de Portugal. Mas a lista era tão grande..que pincelei somente alguns para chamar a atenção.

E mais uma vez, diferente do Brasil, com base no princípio da precaução, a Comissão Europeia retira do mercado os medicamentos só pela suspeita: Desloratadina e Fluconazol.
No Brasil, até que morram uns 10 e que fique provado (e registrado) que foi causado por alguma substância proibida..ahh .. e que (também) o “Fantástico” (programa de televisão) faça pressão..a nossa ANVISA não faz nada. Ficam a apenas recomendando a não utilização.

O fato é que um dos poucos remédios vendidos..aqui..sem maiores problemas é o paracetamol e o Tylenol.

Minha cabeça, às vezes, ainda lateja. Não sei se estou passando por abstinência da Neosaldina ou estou passando raiva. Precisou eu por a cabeça para fora da cova, para eu perceber que estava enterrada. É bem triste.

Blog: somos três

0 comentários :