3 de junho de 2015


Colágeno, um amigo!

0

Colágeno um amigo de todas as horas

O colágeno ou colagénio é uma proteína de grande importância na constituição da Matriz Extracelular do tecido conjuntivo sendo responsável por grande parte de suas propriedades físicas. Portanto é de vital importância na manutenção e cuidados diários com a pele. Esta manutenção podem ser feitas através da tecnologia eletrônica, cosmética e/ou nutricional. 



O colágeno ou gelatina, como conhecemos, é a classe mais abundante de proteínas do organismo humano e representa mais de 30% de sua proteína total, sendo obtidos industrialmente principalmente através dos bovinos e caninos.

Desta maneira a indústria cosmética tem se destacado em seus avanços tecnológicos, buscando suprir esta necessidade de nosso organismos, fabricando assim produtos que visam ajudar a manter a manutenção desta proteína em nosso organismo, mais precisamente em nossa pele.  

Em nosso corpo, o colágeno possui várias funções, como, por exemplo, unir e fortalecer os tecidos. Com o passar dos anos, o corpo pode sofrer algumas privações desta substância, e hoje um dos grandes fatores que levam a essas privações, são as alimentações cada vez mais pobres em vitaminas e proteínas.. A falta de colágeno vai se tornar mais visível e notável quando alcançamos a maturidade. A partir dos 40* anos,  começam a aparecer as rugas, pois a pele não tem mais a mesma elasticidade de antes.

*Idade média para aparecimento de rugas, podendo aparecer antes ou após esta idade.

Entenda alguns tipos de Colágeno

Colágeno Tipo I

É o mais comum; aparece nos tendões, na cartilagem fibrosa, no tecido conjuntivo frouxo comum, no tecido conjuntivo denso (onde é predominante sobre os outros tipos), sempre formando fibras e feixes, ou seja, está presente nos ossos, tendões e pele.

Colágeno Tipo II

É produzido por condrócitos, aparece na cartilagem hialina e na cartilagem elástica. Não produz feixes. Presente nos discos intervertebrais, olhos e cartilagem. A suplementação de Colágeno tipo II é indicado para tratamento de artrose, por ajudar a recompor a cartilagem das articulações.

Colágeno Tipo III

Presentes em músculo liso, endoneuro e nas trabéculas dos órgãos hematopoieticos (baço, nódulos linfáticos, medula óssea vermelha); artérias, fígado, útero e camadas musculares do intestino. Abundando no tecido conjuntivo frouxo, é encontrado na artéria aorta do coração, nos pulmões, nos músculos dos intestinos, fígado, no útero. Constitui as fibras reticulares.

Colágeno Tipo IV

Aparece na lâmina basal, um dos componentes da membrana basal dos epitélios. Presente nas lentes da cápsula ocular, glomérulos.

Colágeno Tipo V

Está presente nos ossos, tendões e sangue.

Colágeno Tipo VI

Está presente no sangue, camada íntima da placenta.

Colágeno Tipo VII

Está presente nas membranas corioaminióticas e na placenta.

Colágeno Tipo VIII

É endotélio.

Colágeno Tipo IX

Ele tem a função de manter as células unidas e é o principal componente proteico de órgãos

Colágeno Tipo X, XI, XII

Está presente na cartilagem.

Entenda mais sobre o Colágeno comercializado nos dias atuais...

O colágeno hidrolisado pode ser encontrado na forma líquida, em cápsula ou pó.

O colágeno em pó é o mais difundido entre as apresentações do produto devido à baixa atividade água (umidade normalmente próximo de 8%), o que garante uma estabilidade muito grande da proteína (chegando a 5 anos na embalagem original de fabricação). Esta apresentação em pó normalmente apresenta um preço mais baixo que as outras apresentações. Esta apresentação, quando vendido puro (sem aditivos ou sabor) requer uma melhor qualidade sensorial (sabor neutro).

As cápsulas de colágeno são o produto em pó, inserido na cápsula garantindo doses, normalmente miligramas do produto. É bastante útil para quem tem facilidades em ingerir capsulas e evita a necessidade de diluição. Esta apresentação permite utilizar um produto de baixa qualidade sensorial (sabor característico mais evidente). É necessário avaliar a dose/cápsula para analisar a relação custo/benefício.

O colágeno líquido pode ser obtido através da exclusão da etapa de secagem do colágeno hidrolisado ou da diluição do colágeno em pó. Normalmente essa apresentação requer a necessidade de conservantes e agentes de sabor. É necessário conferir a concentração do produto para analisar a relação custo/benefício.

Cosmético

Existem no mercado atualmente várias empresas de cosméticos, inclusive, sua grande maioria mantém um grande destaque no mercado pelo grande crescimento em termo de resultados. Muitas delas possuem produtos com colágeno apresentados em cremes, loções, séruns entre outros.


O Sérum Colágeno é uma solução para preenchimento de rugas, é indicado para todos os tipos de pele. Dá maior firmeza à pele, preenche as rugas e reduz a sua dimensão ao nível da face e do pescoço, penetra em profundidade e estimula o processo de regeneração celular e hidrata. Penetra rapidamente na pele, deixando-a macia e fresca.


Professor Everton Lopes

0 comentários :