25 de abril de 2014


Esse clima pede SOPA

0

Todo mundo sabe que, à noite, o gasto energético do organismo é muito menor. Por isso mesmo, esse é o período ideal para apostar na dieta da sopa. Em versões mais incrementadas, como as que você vai aprender a fazer aqui, a sopa substitui sem prejuízo nutricional uma refeição leve e completa. E olha só que boa notícia: a dieta da sopa é mais eficaz para driblar a fome e a compulsão do que um grelhado com salada, dupla consagrada nas dietas de emagrecimento

“Como é servida quentinha, a sopa aquece o corpo assim que cai no estômago, antecipando as mensagens de saciedade enviadas ao cérebro. Isso diminui muito o risco de exagerar à mesa”, garante Fernanda Fagali, nutricionista do Spa Bella Vita (SP). Outra vantagem das sopas é que elas normalmente acumulam menos calorias e gorduras do que outros pratos tradicionais ou sanduíches, na mesma porção. “O valor calórico médio das sopas indicadas neste cardápio é de 200 calorias, em quatro conchas do alimento”, ressalta Vanessa Franzen Leite, nutricionista (RS), que elaborou este menu espertíssimo para quem quer perder peso com muita saúde. Conheça-o a seguir!

Sabor de mais, calorias de menos

A dieta das sopas é uma excelente solução para quem não consegue persistir em dieta nenhuma simplesmente porque não abre mão do sabor. Afinal, estamos falando de um alimento pra lá de versátil, que permite as mais diversas combinações. “Às vezes, basta retirar ou agregar apenas um ingrediente à receita e o gosto muda completamente”, explica Vanessa Leite.
A nutricionista se esmerou para compor um cardápio equilibrado, com 1.100 calorias diárias, que é de dar água na boca! Além das sopinhas convencionais, ela foi atrás de receitas incrementadas, com um toque gourmet! É o caso da sopa cremosa de brócolis que leva manjericão e lascas de castanha-do-pará e do creme de abóbora com gengibre e cravo-da-índia.

Só experimentando para ver o quanto é bom! De quebra, Vanessa também incluiu no menu receitas de sopas que vão acelerar ainda mais o processo de emagrecimento. “A sopa vitaminada dá um up no metabolismo, por causa da cúrcuma e das ervas frescas de sua composição. Já a sopa anti-inflamatória, como o nome sugere, reduz os marcadores inflamatórios e a resistência à insulina, colaborando para o emagrecimento, já que essas duas condições estão relacionadas com o aumento da gordura corporal”, explica a especialista. Com tantas vantagens, só não começa já esta dieta quem não quer mesmo emagrecer!

Tá na mão!

Se você pensou em facilitar a vida e trocar as sopinhas caseiras por aquelas de pacote, que é só misturar e mandar brasa, pode tirar o seu cavalinho da chuva (ou talvez o seu carrinho da gôndola)! “Os alimentos industrializados, como é o caso dessas sopas, têm um alto teor de sódio e gorduras trans, que podem acarretar um aumento nos níveis de pressão e colesterol, além de provocar a retenção de líquidos no organismo”, alerta Andréa Uzeda, nutricionista da Clínica Dicorp (RJ).

Além disso, estamos falando de produtos que levam corantes, conservantes, entre outros aditivos químicos. “Isso sem falar na quantidade reduzida de vitaminas e minerais que elas trazem, em comparação às sopas caseiras”, complementa Raquel Maranhão, nutricionista da Clínica BeSlim (RJ). Por isso mesmo, as tais sopas prontas devem ser consumidas esporadicamente e, nessas ocasiões, é imprescindível ­ficar com as versões light.
“Para aquelas mulheres que não têm tempo de cozinhar todos os dias, o melhor é preparar a sopa de sua preferência e congelar no freezer em potes pequenos, para ir consumindo aos poucos”, sugere Andréa Uzeda. O tempo pelo qual a sopa poderá ­ficar congelada varia de acordo com os ingredientes utilizados, mas geralmente varia entre um e quatro meses.

Como você viu, as sopas sugeridas neste cardápio são leves e pobres em calorias e, por isso, colaboram no processo de emagrecimento. Porém, dependendo do que se usa na preparação, esse tipo de alimento também pode se transformar em uma ameaça à sua dieta. Saiba quais são os ingredientes que você pode (e deve) adicionar aos seus caldos e cremes e os que deve evitar ao máximo.

Invista:

-­ Vegetais como abobrinha, chuchu, cebola, repolho, alho-poró, couve
-­ Carnes magras
- Temperos naturais como salsinha, cebolinha e orégano
-­ Alimentos termogênicos, que ajudam a acelerar o metabolismo, como as pimentas vermelhas, o gengibre e a canela
-­ Sementes de mostarda, linhaça ou quinoa
- Um f­io de azeite de oliva extravirgem, de óleo de coco ou de linhaça

Evite:

-­ Batata
- Arroz
- Macarrão
- Cortes gordos de carnes vermelhas ou frango com pele
- Creme de leite convencional
- Requeijão
-­ Manteiga
- Farinha para encorpar
- Temperos industrializados
- Torrada
- Queijo ralado
- Bacon e linguiças defumadas

Fonte http://corpoacorpo.uol.com.br/tag/sopas-antiinflamatorias/15404

Esta sopa de legumes com quinua foi elaborada pela nutricionista Roseli Rossi, da Clínica Equilíbrio Nutricional (SP), e publicada na matéria Sem Furos (ed. 274), para acabar de vez com a celulite.
Ingredientes
2 cenouras médias cruas
2 abobrinhas médias cruas
4 ramos de couve-flor crus
4 col. (sobremesa) de alho-poró
1 cebola pequena
1 fatia de tomate
4 copos (200 ml) de água
1 col. (chá) de sal
3 col. (sopa) de quinoa em flocos
1/2 col. (sopa) de azeite de oliva extravirgem
½ col. (sopa) de cebolinha crua picada

Modo de fazer
Higienize e corte os vegetais. Coloque-os para cozinhar com água e sal. Quando estiverem quase cozidos, acrescente os flocos de quinoa e retire do fogo. Acrescente o azeite e a cebolinha. Sirva a seguir.
Rendimento: 2 porções
Calorias por porção: 201 cal.

Amo sopas, vamos preparar?

Beijos da Jô!

0 comentários :