1 de janeiro de 2014


Alimentos sem glúten

0

Oi povo, pensa que paro de trabalhar hein....nada disso, estou aqui estudando, testando para fazer um blog muito melhor para vocês em 2014.

Povo já dei a vocês o endereço do meu instagram?

Me sigam lá tem dicas maravilhosas e umas puxadas de orelha também: ESTETICAEBLOGJORDANABENTO
Será um prazer te-los como seguidores :)

Vamos voltar ao assunto então trouxe um apanhado de tudo que ando lendo (comprei agora o livro Barriga de Trigo) e depois que li um artigo relacionando o glúten com enxaqueca decidi diminuir muito minha ingestão e, melhorei muito : Alimentar-se sem glúten não é difícil e muito menos impossível. 

Retirar o glúten da dieta está na moda, mas você sabe os benefícios que uma alimentação sem esta substância pode trazer? “O glúten é uma proteína presente na farinha de trigo, centeio, cevada, malte e aveia. Ela provoca inflamações que podem gerar inchaço, dores articulares e indisposição. Retirar a substância do cardápio elimina estes problemas e ainda ajuda na perda de peso”, explica a nutricionista Andréa Santa Rosa. (Adoro essa Nutri)

Retirada do glúten estimula o metabolismo  
Pessoas com intolerância ao glúten, ou celíacos, não podem ingerir alimentos que contenham a substância, já que ela impede a correta absorção de nutrientes pelo intestino. Os portadores de sensibilidade ao glúten também precisam evitar ao máximo o seu consumo, mas os benefícios da dieta sem esta proteína podem ser percebidos por qualquer pessoa. “Eliminar o glúten da dieta provoca a redução no grau de inflamação do organismo. Assim, o metabolismo volta a funcionar normalmente, o que promove a diminuição da retenção de líquidos, perda drástica e rápida de peso, correta absorção dos nutrientes pelo intestino e prevenção de doenças não transmissíveis, como a obesidade e complicações cardiovasculares”, diz a nutricionista.  

Alimentos que contêm glúten
Pães, massas, tortas, farinha para preparo de bolo, massas, biscoitos, pizzas, panquecas, nhoque, lasanha, salame, salsicha, alimentos empanados, waffles, cereais matinais, sopas prontas, cerveja, doces, molhos de soja, teriaki e alguns próprios para saladas. Hoje já é possível encontrar, em lojas de produtos naturais, alguns destes alimentos em versões sem glúten, produzidos com alimentos alternativos.

Alimentos permitidos na dieta sem glúten
Tapioca, feijões, quinoa, chia, linhaça, milho, laticínios, batata, arroz, castanhas, sementes, mandioca, frutas, vegetais, carnes e cereais produzidos sem trigo, cevada ou malte, entre outros.

Outra fonte:

Portanto, embora pareçam dispensáveis alguns itens colocados na lista abaixo, coloquei-os propositadamente, para realmente deixar claro, que ao contrário do que se pensa a maioria dos alimentos Não contém glúten! Sorte a nossa! E se você pensa que terá de abrir mão de pizza e massas, está enganada. Já se encontram em casas de produtos naturais e mesmo em alguns supermercados as massas feitas com farinha de arroz, milho e quinoa! Leia abaixo a lista de alimentos sem glúten e saiba que existem muito mais, aproveite que a lei que obriga aos fabricantes colocarem nas embalagens que o alimento contém ou não glúten é respeitada aqui no Brasil e serve de modelo a outros Países, portanto basta ler as embalagens. Afirmo: Se não quiser deixar de consumir totalmente os alimentos com glúten, diminua um pouco o consumo. Sua saúde agradece!
Lista de alimentos SEM GLÚTEN
Frutas
Legumes
Verduras
Farinha de Arroz
Creme de arroz (mesma farinha, vendida em seção de alimentos infantis nos supermercados)
Amido de milho (popular maisena)
Polvilho doce
Polvilho Azedo
Tapioca
Farinha de Mandioca
Fécula de batata
Carnes (frango, peixe, carnes bovinas)
Sal
Açúcar
Chocolate em pó
Cacau (Barras de chocolates e bombons, leia as especificações, alguns contém glúten e outros não).
Gelatinas
Óleos
Manteigas e margarinas em geral
Doces em conservas e em corte
Produtos Prontos em supermercados:Leia os rótulos existem opções sem glúten em itens como:
Queijos
Requeijão
Yogurtes
Macarrões de arroz, quinoa e milho.
Pães
Biscoitos salgados e doces  (em casas especializadas em alimentos naturais tem mais opções, mas já se encontra em supermercados biscoitos sem glúten).
E muito mais, vocês se surpreenderão com a quantidade de alimentos sem glúten que se encontram à disposição hoje!
Fiquem atentos às especificações dos alimentos, normalmente a frase: Sem Glúten é colocada em destaque. Escolhendo os alimentos sem glúten, mesmo que não estejam fazendo a dieta, melhorarão consideravelmente a qualidade da alimentação. (http://gluteneobesidade.wordpress.com/alimentos-sem-gluten/)

Abaixo achei super interessante e resolvi colar a página para vocês porque, para mim é uma opção, conheço pessoas com problemas graves relacionados ao Glutén
Mas procurar uma nutricionista é o melhor caminho.

Na parte inferior desta página você encontrará algumas listas de alimentos industrializados que contém e que não contém gluten.

GRUPOS
PERMITIDOS
PROIBIDOS
Farinhas e Féculas  ( Cereais, Tubérculos e seus sub-produtos, que encontramos em forma de pó.
As mais indicadas:   Arroz, Batata, Milho e Mandioca.
Arroz = farinha de arroz, creme de arroz, arrozina,  arroz integral em pó e seus derivados
O creme de arroz não é um creme ou pasta, e sim um pó.
Milho = fubá, farinha, amido de milho ( maisena ), flocos, canjica e pipoca. 
Batata = fécula ou farinha.
Mandioca ou Aipim =  fécula ou farinha, como a tapioca,  polvilho doce ou azedo.
Macarrão de cereais = arroz,  milho e mandioca.
Cará,  Inhame,  Araruta, Sagú, Trigo sarraceno.
TRIGO = farinha,  semolina, germe e  farelo.  
AVEIA = flocos e  farinha.   CENTEIO
CEVADA =  farinha.
 MALTE
Todos os produtos elaborados com os cereais citados acima
Bebidas
Sucos de frutas e vegetais naturais, refrigerantes e chás.   Vinhos, champagnes, aguardentes e saquê. Cafés com selo ABIC.
Cerveja, whisky, vodka, gin, e ginger-ale.    Ovomaltine, bebidas contendo malte, cafés misturados com cevada. Outras bebidas cuja composição não esteja clara no rótulo
Leites e derivados
Leite em pó, esterilizados ( caixas tetrapack ), leites integrais, desnatados e semi  desnatados.    Leite condensado, cremes de leite, Yacult.    Queijos frescos, tipo minas, ricota, parmesão. Pães de queijo.   Para iogurte e requeijão, verifique observações nas embalagens.
Leites achocolatados que contenham malte ou extrato de malte, queijos fundidos, queijos preparados com cereais proibidos.   Na dúvida ou ausência das informações corretas nas embalagens, não adquira o produto
Açúcares
Doces
Achocolatados
Açúcar de cana, mel, melado, rapadura, glucose de milho, malto-dextrina, dextrose, glicose.   Geléias de fruta e de mocotó, doces e sorvetes caseiros preparados com alimentos permitidos.   Achocolatados de cacau, balas e caramelos.
Para todos os casos, verifique as embalagens.
Carnes ( boi, aves, porco, cabrito, rãs, etc  ), peixes e produtos do mar, ovos e Vísceras ( fígado, coração ) 
Todas, incluindo presunto e lingüiça caseira
Patês enlatados, embutidos ( salame, salaminho e algumas salsichas )Carnes à milanesa
Gorduras e óleos
Manteiga, margarina, banha de porco, gordura vegetal hidrogenada, óleos vegetais, azeite
 
Grãos
Feijão, broto de feijão, ervilha seca, lentilha, amendoim, grão de bico, soja ( extrato protéico de soja, extrato hidrossolúvel de soja )
Extrato protéico vegetal,
Proteína vegetal hidrolizada
Hortaliças
Legumes e verduras: Todas

Condimentos
Sal, pimenta, cheiro-verde, erva, temperos caseiros, maionese caseira, vinagre fermentado de vinhos tinto e de arroz, glutamato monossódico (Ajinomoto) 
Mainoese, catchup, mostarda e temperos industrializados podem conter o glúten. Leia com muita atenção o rótulo.
QUAISQUER ALIMENTOS
Leia atentamente os rótulos
Os proibidos devem ter a expressão CONTÉM GLÚTEN nos rótulos
FRUTAS
VARIEDADES
Todas são pouco calóricas e nos oferecem sais minerais, vitaminas e carbohidratos, além de grandes doses de vitamina. Veja quadro abaixo:
Abacaxi
é digestivo, rico em fibras, vitaminas e sais minerais
Acerola, Caju, Goiaba e Laranja, Kiwi e Tangerina
ricos em vitamina C
Banana
rica em potássio
Maçã
rica em fibras, essencial para o funcionamento do coração
Mamão
é digestivo, laxante e cicatrizante
Manga
elevado valor calórico, rica em vitamina A
Maracujá
considerado calmante e abaixa a pressão arterial
Morango
rico em potássio e vitamina C
Melão e Melancia
são considerados diuréticos e ricos em água
Pêra
rica em potássio, essencial para o funcionamento do coração, rica em fibras e vitaminas A e C
Pêssego e Nectarina
ricas em vitamina A e C
LISTAS DE ALIMENTOS
Possuimos a lista de alimentos de várias empresas alimenticias e esperamos que as mesmas sejam uteis a todos vocês. Ressaltamos porem, que antes de adquirir um produto sempre é importante verificar os rótulos porque muitos produtos mudam de composição sem aviso prévio do fabricantes.

Clique nos links abaixo para fazer o download das listas de produtos. Para visualisar alguns dos documentos abaixo, você precisa ter o Adobe Reader instalado em seu micro. Clique aqui para instalar o Adobe Reader agora.
Kibon    ::    Nestlé    ::    Parmalat    ::    Sadia

Só pra incentivo temos várias famosas que aderiram a esta dieta e perderam peso:





Só para dar um UP no primeiro dia do ano.

Beijos da Jô!

0 comentários :