10 de setembro de 2013


COMO FAZER OVERNIGHT OATS

0
A dica da vez é  OVERNIGHT OATS e no blog da Terê do ouioui Saudável tem muita receita legal mas, esta acho o máximo pois parece um pavê.
. Por que se chama "overnight"?
Traduzindo overnight de forma livre, significa "de um dia para o outro". Neste caso, será uma refeição que é feita de véspera para ser comida no dia seguinte.

2. Quanto tempo aguenta?
As overnights devem ser guardadas obrigatoriamente no frigorífico (geladeira) e aguentam, no máximo, dois dias. Mas tudo vai depender da fruta que se usa, por exemplo. Há algumas que aguentam melhor e outras que ao fim de dois dias já estarão "murchitas". O meu conselho é que se façam sempre de véspera para comer no dia seguinte. Prazos mais alargados, só mesmo de vez em quando.

3. Pode usar-se qualquer tipo de fruta?
Todas as frutas que usei até agora resultaram muito bem (banana, maçã, morangos, cerejas, mirtilos, melão, meloa, melancia, manga, papaia, kiwi, laranja...). Não posso, no entanto, generalizar! Mas também tem bom remédio: experimenta-se - ficou bom? repete-se! ficou mau? não se usa mais!

4. Podemos usar mais do que um tipo de fruta?
Poder pode. Mas temos que ter em atenção que a fruta tem açúcar (hidratos de carbono), portanto quanto mais fruta se usar, mais "pesada" ficará a refeição. Eu costumo usar duas qualidades de fruta e a banana está presente na maioria das combinações.

5. A aveia é obrigatória ou pode ser substituída?
Se falamos de overnight oats (oats = aveia), a aveia deve estar presente! Mas ninguém nos obriga a usá-la! Eu, por exemplo, neste momento faço uma alimentação sem glúten e tenho feito as minhas overnights com flocos de milho e muesli. A aveia pode ser substituída por outro cereal a gosto: flocos de centeio, amaranto, quinoa, trigo, milho... granola, muesli... o que gostarem! 

6. Qual o tamanho ideal?
Aqui vai depender da fome de cada um!!! Eu tenho frascos de 500 e 700ml.

7. As sementes são obrigatórias?
Eu uso dois tipos de sementes: de chia e de girassol. As sementes de chia, para além de todos os seus benefícios, são também usadas para ajudar a engrossar o iogurte.

8. Que marca de iogurte utilizo?
Uso normalmente iogurte grego com redução de gordura (marca Nestlé). O iogurte grego resulta melhor porque é mais consistente que o iogurte "normal". Se preferirem não usar o grego, podem usar qualquer tipo de iogurte e juntar-lhe chia para que fique mais grosso (juntam uma colher de sopa de chia, mexem, colocam uma hora no frio e ele fica prontinho a utilizar sem se misturar com as restantes camadas). Eu utilizo a chia, qualquer que seja o iogurte escolhido.

9. Como trabalhar a aveia?
Eu misturo com leite. Mas também se pode utilizar água (nunca fiz com água, não posso dizer como fica). Para que a aveia fique mais consistente, a quantidade de leite que se utiliza não deve ser excessiva. Eu costumo fazer 3 colheres de sopa cheias de aveia (cerca de 30gr) para 6 colheres de sopa rasas de leite. Depois de misturado, o leite não deve sobrar mas também não deve faltar. E aqui vai uma dica: façam a mistura, coloquem no frio durante uma hora e só depois disso façam a montagem das camadas!
 
O frasco (ou copo) deve ser de vidro e fechado?
Sim e sim. Deve ser de vidro porque se for de plástico há maior possibilidade de se desenvolverem bactérias (foi o que li e não aprofundei muito mais o assunto). Deve ser fechado porque se vai passar a noite no frigorífico (geladeira), convém ficar bem acondicionado para não oxidar e não ser contaminado.

Como fazer para as camadas não se misturarem?
Aqui é a física a funcionar! Temos que perceber se vai tudo ficar empapado ou se tem consistência suficiente para se fazerem níveis. Por exemplo, colocar iogurte "normal" em cima da fruta, já se sabe que vai ficar tudo misturado. Colocar a aveia muito líquida em cima do iogurte também vai misturar tudo. Então como fazer? A dica da aveia já a dei em cima na pergunta 9. A dica do iogurte já a dei na pergunta 8. Depois é olhar para os ingredientes e pensar: "se eu deitar este em cima daquele o que acontece?". Por exemplo, se vão deitar iogurte em cima de fruta e o iogurte está pouco sólido, antes de deitar o iogurte ponham um pouco de cereais ou muesli só para criar uma barreira e as duas camadas não se misturarem.

 prática faz o mestre e quando se lhe toma o gosto é possível fazer, ao mesmo tempo, uma refeição altamente nutritiva e visualmente muito bonita! Não esquecer que os olhos também comem!

Ingredientes:

BASE (misturar)

  • 3 cs cheias de flocos de aveia fina
  • 1 cs de chia
  • 1 cs rasa de cacau magro (op.)
  • 6 cs leite magro
Restantes camadas:
  • 1 iogurte magro
  • flocos de trigo ou cevada
  • fruta
  • 1 cs sementes de girassol  
  • canela (op.)

Dicas:

  • faço a base pouco líquida para que o iogurte não se misture com a aveia
  • uso leite magro sem lactose
  • o ideal é usar iogurte grego magro por causa de ser mais espesso
  • os flocos de trigo ou cevada são integrais e servem de suporte entre as camadas
  • só coloco canela na fruta se não colocar cacau na base
  • as overnights devem ser feitas de véspera e ficar a repousar toda a noite no frigorífico (geladeira)
  • todos os cereais podem ser sem glúten (eu faço com milho, por ex) - neste caso já não misturo com leite porque, não sendo flocos em cru, não precisam amolecer (se usarem aveia sem glúten, a lógica é a mesma que expliquei em cima)
 
 
 
Beijos da Jô!

0 comentários :