11 de setembro de 2013


Cogumelos - um reforço para suas defesas!

0
Olá povo, hoje vou falar de uma coisa que amo e é muito saudável, dar uma receitinha maravilhosa e convencer você que faz cara feia para este tipo de alimento que ele é delicioso e um super alimento. Cogumelos e o melhor de tudo pra você que é de Tubarão, temos aqui na nossa cidade sem agrotóxicos, demais né gente.


Eles são uma excelente fonte de antioxidantes, vitaminas e minerais, revelam pesquisas ao redor do globo. Não por menos podem ser considerados superalimentos que dão requinte, sabor e muita saúde a qualquer prato.
Comer fungos faz um bem danado, principalmente para o sistema imune. Calma! Os fungos em questão são os cogumelos, ingredientes cheios de propriedades que fortalecem nosso escudo natural, de acordo com trabalhos científicos mundo afora. Os pesquisadores têm descoberto um manancial de substâncias nesses organismos pertencentes ao reino intermediário entre o animal e o vegetal, o dos Fungi. Um desses compostos, as betaglicanas, chama a atenção dos cientistas.

Trata-se de um carboidrato presente na parede celular dos cogumelos. As betaglicanas encontradas neles são consideradas excelentes imunomoduladores.  Em outras palavras, elas estimulam nossas defesas a combaterem de infecções a tumores. Essas moléculas de betaglicanas podem facilitar o reconhecimento e a eliminação de células cancerosas pelo sistema imunológico, descreve o geneticista Mário Sérgio Mantovani, da Universidade Estadual de Londrina, a UEL, no interior do Paraná. Elas ainda preservam o DNA de danos que seriam capazes de originar o desenvolvimento de um novo tumor, conclui.

Numa espécie de viagem fantástica através do corpo humano, as tais moléculas se ligam a células defensoras, como os macrófagos. Daí, é como se ativassem um mecanismo interno desses trituradores, que passam a atacar e a deglutir forasteiros como vírus, bactérias, além de células cancerosas, é claro.
Além de fortalecerem as defesas do organismo e ajudarem a protegê-lo contra tumores, as betaglicanas contribuem para afastar ameaças que rondam o coração. Uma delas: as elevadas taxas de colesterol, nocauteadas pela substância. Outro de seus méritos é controlar os níveis de açúcar no sangue, uma boa para os diabéticos.

Para quem adora cogumelos, em suas porções as betaglicanas vêm acompanhadas de muitos antioxidantes, verdadeiros neutralizadores de moléculas danosas conhecidas como radicais livres, que estão por trás de várias doenças e do processo de envelhecimento. Isso porque esses fungos têm, no dizer dos cientistas, um metabolismo ultra acelerado que os torna vítimas das tais moléculas. Diante desse cenário, eles tiveram de desenvolver um mecanismo de proteção. É por isso que os cogumelos estão cheios de antioxidantes como o selênio, os polifenóis e ergotionina, explica Robert Beelman, professor de ciência do alimento da Universidade Estadual da Pensilvânia, nos Estados Unidos. Em matéria de selênio, um anti-radical de primeira, uma de suas melhores fontes é o champignon, cogumelo que também fornece boas doses de proteínas, potássio e cobre. O shimeji, por sua vez, é rico em ácido fólico, vitamina que preserva a memória e afasta malformações fetais. Diante de tantas propriedades, não faltam motivos para você incrementar seus pratos com esses fungos.
Fonte: http://saude.abril.com.br/edicoes/0302/nutricao/conteudo_302984.shtml?pag=2

Bora comprar e consumir gente, faz um bem enorme. Aqui em Tubarãi temos a Gustarre face deles: https://www.facebook.com/pages/Gustare-Cogumelos/296756120415825
É da Bruna e da Camila, formadas aqui em Tubarão resolveram empreender esta ideia genial.
Para entrar em contato : Rua José Venâncio, 605 - Bairro São João
Telefones: (48) 96350628- 88342000

Eu fiz semana passada e hoje passo a receita fácil e maravilhosa;

Retire os cabinhos do cogumelo e coloque-os virados assim pra cima em uma forma

 
Temperei com sal, azeite de oliva e manjericão.
Coloque no forno 10 minutos.
Retirei e coloquei requeijão light, está pronto olhem que delícia
 
 

Liguem, encomendem e façam...dica ótima.
Beijos da Jô!

0 comentários :