25 de agosto de 2013


CORRENTE DO BEM!!!

0

Olá povo, como muitos já me ouviram escrever esta semana falei que ia fazer um anúncio que vai se chamar A CORRENTE DO BEM.
Curiosos? Eu estava louca para contar mas, tinha que ter um tempo para isso e agora deu tudo certo :)
Vamos lá, sou uma pessoa que me acho do bem e, as vezes sabemos como as coisas funcionam mas, até passarmos por certas experiências não nos damos conta  de como somos egoístas e como tem gente precisando de nossa ajuda.
Vejo várias pessoas também que querem ajudar mas não sabem nem por onde começar então vamos do começo até chegar aonde quero.
Primeiro lugar: Você já é um doador de sangue? Se sim parabéns, caso contrário faça esta boa ação gente tem muitas pessoas precisando, de qualquer tipo sanguíneo, e você nunca sabe quando você ou alguém da sua família podem precisar né? Então vamos manter o banco de sangue sempre cheio?
Aqui onde moro Tubarão/SC o Hemosc funciona na rua Santos Dumont, atrás da antiga casan, funciona pela parte da manhã. Não precisa estar em jejum para doar, precisa ter acima de 50 kg (choro mas não posso doar por este motivo). Doe sangue, salve vidas!
Orientações para doadores de sangue  Há critérios que permitem ou que impedem uma doação de sangue, que são determinados por normas técnicas do Ministério da Saúde, e visam à proteção ao doador e a segurança de quem vai receber o sangue.

O doador deve...- trazer documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira do conselho profissional ou carteira nacional de habilitação);
- estar bem de saúde;
- ter entre 16 (dos 16 até 18 anos incompletos, apenas com consentimento formal dos responsáveis) e 67 anos, 11 meses e 29 dias;
- pesar mais de 50 Kg;
- não estar em jejum; evitar apenas alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação.

Impedimentos temporários - Febre- Gripe ou resfriado- Gravidez
- Pós-parto: parto normal, 90 dias; cesariana, 180 dias- Uso de alguns medicamentos- Pessoas que adotaram comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis

Cirurgias e prazos de impedimentos 
- Extração dentária: 72 horas
- Apendicite, hérnia, amigdalectomia, varizes: três meses
- Colecistectomia, histerectomia, nefrectomia, redução de fraturas, politraumatismos sem seqüelas graves, tireoidectomia, colectomia: 6 meses
- Ingestão de bebida alcoólica no dia da doação
- Transfusão de sangue: 1 ano
- Tatuagem: 1 ano
- Vacinação: o tempo de impedimento varia de acordo com o tipo de vacina

Impedimentos definitivos- Hepatite após os 10 anos de idade
- Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue: hepatites B e C, Aids (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas
- Uso de drogas ilícitas injetáveis
- Malária
Intervalos para doação - Homens: 60 dias (até 4 doações por ano)- Mulheres: 90 dias (até 3 doações por ano)
Segundo lugar: você tem pavor de sangue, não consegue doar? Vá até o hemosc e faça o teste de Compatibilidade de medula.
Primeiro, o doador voluntário precisa preencher um cadastro e colher uma amostra de sangue para um teste de compatibilidade (HLA). O resultado obtido por meio de um exame de laboratório bastante comum é colocado num banco de dados do Ministério da Saúde, o REDOME (Registro dos Doadores de Medula). Sempre que houver um paciente que necessite de transplante e não tenha encontrado doador na família, os médicos podem consultar esse registro. Uma vez localizada uma pessoa compatível, ela será convocada para realizar novos exames de sangue e para uma avaliação clínica a fim de saber se pode de fato doar a medula.
Imagina-se que em cada dez mil pessoas registradas, apenas uma será doadora, porque a probabilidade de encontrar alguém compatível fora da família é muito pequena,O sangue é colhido nos hemocentros dos diversos estados. O processo é bem simples. O doador vai ao hemocentro mais perto de sua casa, colhe uma amostra de sangue e preenche um cadastro. Essa amostra é enviada para um laboratório de histocompatibilidade, que faz um exame e envia o resultado e os dados do doador para o REDOME, no Ministério da Saúde no Rio de Janeiro, onde fica centralizada a informação obtida no Brasil inteiro. Se um paciente precisar de transplante, realiza-se uma busca nesse cadastro para ver se existe alguém compatível.
Já pensou na possibilidade de salvar uma vida? Gente é o máximo isso, vamos lá, vamos fazer o teste, você nunca sabe que situações terá que passar ou alguém da sua família não é?


 
Terceiro lugar:
Doar cabelos, isso mesmo. Você já parou para pensar que as pessoas que passam pelo processo de quimioterapia (alguns medicamentos) fazem cair, cabelos, sobrancelhas, cílios? Isso mesmo e, imagina como isso afeta a auto estima de uma mulher?
As perucas sintéticas são mais baratas mas, não tão perfeitas quanto as feitas de cabelos mesmo.
Num momento difícil da vida em que enfrentam o câncer pessoas do sexo feminino têm de enfrentar, além das dificuldades relacionadas à própria patologia, a queda dos cabelos em razão da quimioterapia. É provado através de inúmeras pesquisas o grau de importância de partes do corpo na autoestima feminina. (Fonte: Webartigos)
Daí você me pergunta: Jordana Bacana esta corrente do bem como posso ajudar?
  • Converse com sua cabeleireira. Aquele cabelo que ela joga fora (acima de 12 centímetros) já ajuda demais na confecção de uma peruca.
  • Espalhe pras amigas. Compartilhe essa campanha no Facebook, Twitter, Orkut. Até durante aquele bate papo informal. O que importa é a quantidade de pessoas que vai saber dessa campanha, vai se solidarizar e ajudar.
  • Sabe de alguém que tem peruca para doar? Eles aceitam e encaminham para doação.
Eu já havia lido uma matéria com a Francine Goulart que doou suas madeixas aqui nossa amiga:
 
 
E também a Fernanda Weber aqui:
 
 
 
São voluntários que trabalham na recuperação de pacientes com câncer. Aceitam doação de cabelos para confeccionar perucas que vão para os chamados "banco de perucas", e são emprestadas aos pacientes em recuperação. Um trabalho lindo! Devolver a auto estima a alguém, não tem preço!! E nós, mulheres, sabemos o quão importante são nossos fiozinhos.
Depois de meses passando por esta situação resolvi doar meus cabelos, sim 40 cm de cabelo, isso significa alguma coisa para mim? - Sim significa que muitas pessoas poderão sorrir sentirem-se melhores e para mim é o que falo: Cabelo cresce.
Feliz da vida fui ao salão Perfil Hair aonde o querido do Márcio Fabiano da Silva me deu uma força e arrasou no meu novo visual.
O que peço a vocês é que espalhem esta notícia, umas das 3 coisas você pode fazer certo? Vamos lá gente há muitas pessoas precisando.
 
Abaixo o making of do meu dia kkkkk:
 



 
 
 
 
 
Eu e o querido Márcio <3
 
Amei o resultado final!
 
 Estes cabelos aí um é meu e o outro o salão perfil hair doou :)

E agora? Vamos fazer a corrente do bem? Me ajudem, compartilhem esta ideia!

Beijos da Jô!

0 comentários :