26 de julho de 2013


Tapioca - Aliada na dieta

0
 
Ela tem apenas 70 calorias e pode substituir o pão branco!

Fazer substituições inteligentes faz parte de uma alimentação saudável. De acordo com a nutricionista Andrea Santa Rosa, a tapioca é versátil e pode ser amiga da dieta também. “Uma colher de sopa do alimento possui apenas 70 calorias”, explica a especialista. A seguir, confira quatro ótimos motivos para inserir já a tapioca na sua rotina alimentar.
 
NÃO CONTÉM GLÚTEN
“A tapioca não possui a gliadina, uma proteína presente no glúten que colabora para o aumento da inflamação do organismo e da gordura abdominal”, diz Andrea. O alimento também pode ser consumido por diabéticos.
 
SUBSTITUI O PÃO BRANCO
Para um café da manhã light, Andrea Santa Rosa recomenda substituir o pão branco por tapioca. “O alimento pode ser consumido todos os dias, sem contra indicações. Vale lembrar que o pão branco é proveniente de uma farinha refinada, pobre em nutrientes (vitaminas e minerais). Ele ainda contém glúten, rico em proteínas que não são digeridas pelo intestino”.
 
AMIGA DA DIETA
Pouco calórica, a tapioca é uma opção saudável quando combinada a recheios e acompanhamentos que seguem a dieta. “Recomendo acrescentar um ovo mexido, pasta de humus com páprica e um fio de azeite com orégano. Se preferir um alimento doce, escolha geleia sem adição de açúcar”, diz a nutricionista.
 
PRÁTICA E VERSÁTIL
A tapioca pode ser preparada em formato de panqueca e até pizza. “Esta última opção é excelente para o jantar. Basta substituir a massa tradicional, regar com molho de tomate, acrescentar mussarela de búfala e manjericão”, orienta Andrea. Para uma tapioca nutritiva, a nutricionista recomenda o acréscimo de sementes de chia à sua preparação.
 
Gente não testei ainda a receita que vou passar a vocês assim que eu fizer posto aqui as fotos e falo se é fácil de preparar. Mas lendo o blog semglutemsemlactose achei esta receitinhas:
 
Tapioca da Nami (Passo-a-Passo): 
Eu faço com polvilho doce, que tem no mercado. Por enquanto testei a marca Yoki.
  • Coloca de molho na água 500 gr de polvilho, cobrindo tudo e um pouco mais.
  • Deixe 24 horas na geladeira. Se tirar antes não endurece.
  • Retirar a água e o polvilho vai estar como se fosse um bloco, durinho.
  • Colocar num pano de prato ou outro tecido limpo e retirar o excesso de água.
  • Pegar uma peneira média(com furinhos  pequenos) e passar o polvilho preparado com a ajuda de uma colher.
  • Fica um monte de farelinho, tipo uma farinha de mandioca fina.]
  • Colocar um pouco de sal e depois espalhar numa frigideira, com fogo baixo.
  • Quando desgrudar da frigideira, virar com uma espátula e deixar mais um pouquinho.
  • É melhor não deixar muito senão resseca e fica duro.
  •      Depois é só rechear à gosto. Pode ser doce ou salgada.

    "A tapioca é um carboidratozinho (quase só isso, tem quase nada de outros nutrientes) que tem mais ou menos 70 calorias. Para preparar é super fácil! Como gosto de praticidade recomendo você comprar a tapioca já hidratada, aliás encontrei aqui na minha cidade super fácil, então acho que qualquer um encontra a tapioca! rsrsrs
    Se você não encontrar ela pronta para o preparo, é só pegar o polvilho doce e hidratar um pouquinho com água! Passe na peneira e já pode usar! Muitos recomendam esperar algumas horas etc, mas fiz sem esperar nada e também deu certo!!!!
    Fazer uma tapioca bem recheada pode ser uma ótima opção para um jantar diferente. Pode ser consumido no café da manhã (no lugar do pãozinho) ou no almoço tb! Eu acho ideal para quem não quer perder tempo na cozinha!" (blog saboridades) http://saboridades.net/2012/09/14/pode-tapioca-na-dieta/


    Se alguém fizer antes de mim por favor me avise :)
    Fonte: gnt.com.br

    Beijos da Jô!

    0 comentários :