28 de maio de 2013


3 alimentos que reduzem o apetite/ Sal de cozinha nos alimentos

0




As vezes bate aquela fome e você não sabe o que comer? Estes 3 alimento são pouco calóricos e diminuem o apetite

Laranja: essa fruta contém fibras solúveis e não solúveis, além de um tipo de fibra chamada pectina que inibe o apetite, tem apenas 70 calorias e contem fitonutrientes que ajudam a diminuir os níveis das gorduras no sangue e a fortalecer o sistema imunológico. (Por outro lado, em um copo de aproximadamente 240ml de suco contém de 130 a 150 calorias e uma grande quantidade de açúcar, que eleva as taxas de insulina).
Maça: assim como a laranja contém pectina, uma unidade de tamanho médio, com casca, possui cerca de 4g de fibras que se combinam com água no trato digestivo para formar o bolo fecal, o que reduz a fome e prolonga a sensação de saciedade.
Vinagre de Maça: é outro excelente inibidor de apetite. Concentra vários ácidos, entre eles o málico e o tartárico, que atuam como enzimas digestivas e ajudam a quebrar os carboidratos lentamente, o que reduz sua absorção pela corrente sanguínea.


Tabela de Sódio (sal de cozinha) de alguns alimentos.

A OMS – Organização Mundial da Saúde estabelece que a quantidade de sódio (ou sal de cozinha) que se deve consumir diariamente é de apenas 2 gramas. Porém, no Brasil, a população consome bem mais que essa quantidade: em média, 12 gramas de sal por dia. Ou seja, 6 vezes mais que o recomendado. Essa informação foi confirmada em 2010 pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
Devido ao risco de desenvolver doenças cardíacas e renais, o teor de sal nos alimentos deve ser reduzido. O excesso de sal também contribui para a obesidade. Por isso, é importante acostumar o paladar com menor quantidade de sal para reduzir o risco de adquirir doenças que, apesar de tão comuns na atualidade, podem ser evitadas.
Conhecer a Tabela de Sódio é importante, pois um mesmo produto pode conter até 14 vezes mais sal que o de outra marca. Isto varia conforme o fabricante. Exemplo disso é o queijo minas frescal. Assim, compensa conferir os rótulos dos alimentos antes de comprá-los. Outra dica é acrescentar limão, azeite, cheiro verde e temperos como alho e cebola nas saladas e diminuir o sal.



Beijos da Jô!

0 comentários :