11 de abril de 2013


E QUANDO A DIETA NÃO DÁ RESULTADOS? EFEITO PLATÔ

0

Meninas hoje o assunto é sério "roubei" o post do blog saboridades pois vejo muitas de vocês falarem isso.

 

 

Hoje quero falar sobre um tema super importante que é quando você faz uma dieta com todo amor e esforço…e quando vai se pesar você está igualzinho!!

Quero falar em particular sobre dietas muito restritivas

Se você está fazendo a dieta há pelo menos 1 semana e seu peso não mudou nadinha, quero dar algumas dicas porque acompanho alguns pacientes em consultório que também passam por isso, então pode ser que você também esteja nessa condição!

1) Mulher em fase pré menstrual – Não adianta mulherada, TPM e hormônios fazem a mulher inchar. Se você sabe que está a 10 dias da menstruação, seu peso pode não estar diminuindo pois você está retendo líquidos. Capriche na hidratação e tenha calma que a dieta dará resultados!

2) Mal funcionamento renal ou alterações hormonais/ sanguíneas- Se você nunca fez um check up ou se faz mais de 1 ano que não vai ao médico, está na hora de consultar um clínico geral, endocrinologista ou cardiologista. Você pode ter alterações na tireóide e não saber, pode ter acúmulo de gordura no fígado (esteatose hepática), pode ter anemia, carências nutricionais…e tudo isso influencia no resultado da dieta. Já falei aqui e vou repetir: NUNCA FAÇA DIETA SEM ACOMPANHAMENTO MÉDICO E DE NUTRICIONISTA. Se você tiver uma alteração mais séria poderá comprometer gravemente a sua saúde!

3) Você tem tipo sanguíneo A ou O- Isto é uma observação minha. Principalmente os tipo A demoram para responder ao tratamento pois não metabolizam muito bem a carne. Já atendi uma paciente que não emagrecia de jeito nenhum, foi só elaborar um plano com menos carnes e alguns carboidratos bons (algumas frutas e cereais) que tudo ficou uma maravilha e emagrecer quase 4 kg em um mês!

4) Você abusa nos finais de semana- lei da compensação não existe para quem quer emagrecer e sim para quem já está no peso ideal. Sabe aquelas celebridades que falam assim: ah tem dias que abuso, mas no dia seguinte faço uma dieta mais leve? Isto só existe e funciona pois elas estão no peso ideal. Para quem precisa emagrecer a dieta é de segunda a segunda.

5) Carboidratos ou alimentos não permitidos acabam fazendo parte do seu dia a dia. Muitas vezes você pode estar fazendo a dieta corretamente…mas coloca um molho com carboidratos e gorduroso na salada, come carnes com molhos feitos com muita farinha, come uma sobremesa mais calórica…enfim, como costumo falar, pode ter calorias escondidas no seu dia a dia. Isto vale para quem quer emagrecer de uma maneira geral. Aquele papo: eu não como nada e engordo NÃO EXISTE. Você pode ter uma dificuldade em emagrecer, mas pode estar cheia de calorias escondidas no seu dia a dia. Quer ver?


Se você pela manhã e a tarde tomar 2 cafézinhos com açúcar, tomar 1 copo de suco natural de laranja no almoço (ou industrializado de caixinha) e colocar muito azeite na salada, pode facilmente estar consumindo mais de 500 calorias a mais no seu dia a dia.

Viu só?

Efeito Platô

O efeito platô é super comum em dietas e é o maior risco porque muitos pacientes acabam desanimando e desistindo da dieta, voltando a engordar (o que gera o efeito sanfona). Nos posts sobre o efeito sanfona eu já dei dicas para isso mas quero falar um pouco mais sobre o platô ok! Afinal, o que é realmente o efeito platô?Você fez a dieta direitinho, e já foi recompensado por ver o número na balança diminuir. Mas, então, sem razão aparente, a balança não se move e o peso não desce mais- mesmo que você ainda está comendo uma dieta saudável, de baixas calorias e tentando fazer exercícios regularmente. Você entrou num platô de perda de peso.
Apesar do platô ser bem comum, a maioria das pessoas ficam surpresas quando acontece a elas, acreditando que, se eles apenas manterem uma dieta mais reduzida em calorias, eles devem continuar a perder peso. A realidade frustrante é que mesmo bem planejado, os esforços para perder peso podem tornar-se desgastantes e sem resultados eficientes.
Antes de desanimar, você deve saber que é normal a perda de peso ficar mais lenta e até parar mesmo. Ao entender o que faz com que um platô ocorra na sua perda de peso, você pode decidir como “responder” e evitar um retrocesso em seus novos hábitos alimentares e de exercício.
O que faz com que um platô de perda de peso?
A progressão da perda de peso inicial para um platô segue um padrão típico. Durante as primeiras semanas da dieta, uma queda rápida em em quilos é normal. Quando as calorias dos alimentos são reduzidos, o corpo recebe energia necessária, liberando seus estoques de glicogênio, um tipo de carboidrato encontrado nos músculos e no fígado. Glicogênio se prende em água, por isso, quando o glicogênio é queimado para a energia, ele também libera a água – cerca de 4 gramas de água para cada grama de glicogênio -, resultando em perda de peso substancial que é principalmente água.
Um platô ocorre porque o seu metabolismo – o processo de queima de calorias de energia – diminui conforme você perde massa magra (músculo). Quando você perder peso, você perde tanto gordura e tecido magro. Sua perda de peso e esforços resultam em um novo equilíbrio com o seu metabolismo mais lento agora. Isto significa que, para perder mais peso, você precisa aumentar ou diminuir a quantidade de calorias que você come.
RESULTADO: Quando o efeito platô ocorrer e o ponteiro da balança não se mover, você precisa tomar atitudes na dieta! (e no dia a dia).

Carol di Guimarães

Deu pra entender meninas, por isso digo não dá para desanima!

Beijos Jô

0 comentários :