17 de abril de 2013


BATATA YACÓN

0
Desde que conheci esta batata virei fã, gostosa dá pra substituir a batata inglesa por ela....


A batata Yacón é um alimento pouco conhecido hoje em dia, mas cheia de benefícios para nosso organismo. O tubérculo de origem andina pode ser encontrado no Brasil já que se adapta a diversos climas e altitudes.
Bem diferente da batata inglesa, cheia de amido, a Yacón é rica em inulina. A inulina diminui a glicose e a insulina no sangue de forma bastante eficaz, além de conferir um sabor adocicado ao alimento – lembrando o gosto da pêra e do melão. Assim, é um alimento interessante para pessoas com hipertensão, diabetes, doenças cardiovasculares e aqueles que querem perder peso.
Rica em fibras solúveis é ótima para a saúde intestinal e para proliferação de bactérias do bem.
Rica em insulina que diminui a glicose e a insulina no sangue de forma bastante eficaz.
O consumo dessas fibras ajuda na sensação de saciedade, sendo ótima não só para quem quer perder peso mas também para os que pretendem baixar os níveis de colesterol. Por prover a saúde intestinal, a Yacón pode ser essencial para o aumento da imunidade, a prevenção do câncer de intestino e a melhora do trânsito intestinal.
Favorece também a diminuição do PH do intestino delgado, favorecendo a absorção de minerais, prevenindo assim a osteoporose, inchaços, hipertensão,melhora imunidade, pele, cabelo, unhas e celulite.
A Yacón também é rica em potássio e possui menores quantidades de cálcio, fósforo, magnésio, zinco, ferro, manganês e cobre. Diferente das outras batatas é interessante que ela seja consumida crua. Seu sabor adocicado pode dar um sabor especial na salada, nos sucos e até mesmo sozinha com canela. A saciedade é garantida.
Yacón é pobre em calorias. Enquanto 100 g de batata inglesa tem 51 cal., a Yacón tem apenas 30 e sacia por mais tempo.
Duas receitas para você com batata Yacón:

Salada de batata Yacón

Ingredientes:
400g de Yacón
300g de alface cortada
2 un. de pepino japonês
300g de agrião
12 un. de tomate uva ou sweet grape
10 un. de azeitona preta sem caroço light
Modo de Fazer: Higienize o yacon, os pepinos, a alface, os tomates e o agrião. Descasque e corte aos quadrados pequenos o yacon, reserve. Descasque total ou parcialmente os pepinos, fatie, reserve. Separe as folhas da alface americana ou repolhuda e corte-as, reserve. Separe as folhas dos caules do agrião e reserve. Caso necessite de mais sal adicione algumas gotas de molho de soja light. Mantenha a salada na geladeira até à hora de servir.

Suco de Melão com batata Yacón


Ingredientes:
2 xícaras (chá) melão orange picado

1 batata Yacón média

2 colheres folha hortelã
1 xícara de água de coco
Modo de Fazer: Bata tudo no liquidificador

Por Mariana Fróes (nutricionista funcional)

Beijos da Jô!

0 comentários :