15 de março de 2013


OS SABOTADORES DE UMA DIETA

0

 Oi pessoal, já perceberem o quanto é necessário disciplina, organização e muita força de vontade para levar uma meta até o final? Isso em tudo na nossa vida: seja para prestar um concurso, para organizar um evento, para inúmeras situações do dia a dia e claro, para uma dieta! Quem nunca passou por uma vontade ou uma situação difícil de encarar enquanto nos propomos a fazer uma dieta? É só começarmos que logo aparece alguém oferecendo alguma coisa não programada do seu cardápio.

 

Por isso hoje vamos entender um pouco os 3 principais sabotadores da dieta:

NÓS MESMOS!

Sim, acho que essa luta interna da fome com a vontade de comer e a programação da dieta é a principal sabotadora. Antes de se entregar para o primeiro doce ou junk food que você ver pela frente, considere isto: O segredo para resistir a um desejo não é lutar com ele, é sobre como identificar o motivo subjacente pelo qual você está com vontade de uma barra de chocolate e então responder em conformidade. Muitas vezes a questão é emocional e você vai querer estes alimentos que você ama para o conforto. Outras vezes, pode ser que você está cansado (super comum), o que reduz o açúcar no sangue e provoca a liberação de hormônios ligados à fome. Às vezes você simplesmente não tem comido bastante calorias e você realmente precisa de energia.

O que fazer então?

1) Nunca fique com fome. Acho que a regra de comer a cada 3 horas é perfeita. Muitos falam em comer para manter o metabolismo ativo, etc. Mas o maior benefício de estar fazendo pequenos lanches é nunca se permitir estar num estado de fome pelo qual você possa por tudo a perder. Tenha frutas ou cereais na bolsa. Leve barrinha de cereal ou cookies integrais fechados no carro. Prepare o seu dia com pequenas refeições entre as refeições principais.

2) Respeite o seu organismo e sacie a sua fome e sede. Capriche sempre nas porções de saladas pois ajudam no controle da fome e não trazem calorias ao cardápios. Proteínas são ótimas para saciar. O seu prato deve respeitar a sua fome (ou 80% dela). Lembre-se de estar sempre ingerindo bastante líquidos pois hidratam e muitas vezes você pode ir comer, quando na verdade está com sede.

3) Distraia-se. Uma dica importante é: quando bater aquela vontade louca por um doce, espere sempre 15 minutos. Tome um copo de água, ligue para alguém, leia um livro ou dê uma volta. Esses 15 minutinhos podem fazer muita diferença se você ia simplesmente comer por comer!

NOSSA FAMÍLIA

Essa é comum , sempre ouço pessoas reclamando que a mãe disse que a dieta ia deixar fraca ou que o marido não acompanha…ou até mesmo o filho. Aí já viu né…amor de mãe e de nossos queridos podem derrubar a dieta fácil fácil!! O que fazer então?

1) Em primeiro lugar nunca faça uma dieta por conta própria. Tenha sempre o apoio de um médico e uma nutricionista e busque bastante informações com profissionais responsáveis. Não confie em sites, blogs que trazem informações aleatórias. Busque sites que tenham profissionais médicos ou nutricionistas e mantenha a sua saúde em ordem, fazendo check-ups e consultas periódicas. O mesmo vale para atividade física, somente um educador físico ou um fisioterapeuta poderão auxiliá-lo adequadamente.

2) Recuse. Converse logo no primeiro dia que começar a dieta e explique sobre o planejamento. Envolver as pessoas no seu programa pode ajudá-lo muito! Estes dias tive um aniversário em casa e como avisei do desafio do blog, fizemos um cardápio todo especial com muuita salada, legumes salteados, carnes e de sobremesa (além do bolo e brigadeiro para o aniversariante), tínhamos picolés light!

3) Sempre há opção! Sempre temos como fazer uma versão mais saudável dos alimentos consumidos no dia a dia. Claro que vez ou outra sair para comer fora é sempre bem vindo, mas no dia a dia, não permita que pequenas escapadas coloquem todo o seu planejamento alimentar em um barco furado. Aqui no blog mesmo temos várias opções e você pode pesquisar opções de receitas light/diet/mais saudáveis em vários lugares: livros, revistas e internet.

Amigos

1) Previna-se. Antes de sair de casa faça uma refeição leve com sopa ou um sanduíche integral e fruta. Se você estiver com muita fome será bem mais difícil resistir às tentações.

2) Leve numa brincadeira. Gente…uma das coisas que menooos gosto é quando alguém vem falar: come isso, não engorda, não faz mal (e quando a pessoa está obesa então???). Brinque com a situação e não se deixe levar tão a sério. Com certeza vocês já ouviram: de grão em grão a galinha enche o papo. Realmente comer um pedacinho só de qualquer coisa que for não irá engordar, o problema é se esse pedacinho abrir a porta para você provar de tudo. Então tenha disciplina e saiba dizer não!

3) Selecione o que vai comer. É difícil e muito chato você ver as outras pessoas comendo e você só no suco ou não comendo nada. Deixe 1 dia da semana para estas comemorações e selecione: Qual caloria compensa?? Sim porque comer um pãozinho velho ou um alimento que você nem é tão fã assim não compensa. Pense e escolha: Qual caloria a mais hoje vai compensar? Pode ser um ou dois pedaços de pizza (sem a borda), ou uma sobremesa maior, ou a bebida. Faça suas escolhas.

E então, qual o principal sabotador da sua dieta? Foque na sua meta e lide com eles!!!

Final de semana está aí, foco nas suas metas, pense que o sacrifício de hoje é sua vitória de amanhã.

Beijos da Jô.


Blog saboridades (super blog)

0 comentários :