15 de fevereiro de 2013


A VIDA NÃO É SÓ COMIDA

0

Meninas li esta pergunta em uma revista e, identifiquei várias pessoas que já conversei sobre isso então, resolvi transcrever a vocês.

 

Pergunta: Ontem minha dieta, mais uma vez foi para o espaço. Sempre começo bem: faço um diário e anoto tudo o que eu como mas, paro na segunda página. Também desisto de ir a nutricionista e as reuniões do grupo de emagrecimento. Se recebo o convite para uma festa de aniversário, acho que não vou conseguir me controlar. Então de cara, como um doce e uso desculpas do tipo "só hoje". Depois fico em casa chorando de vergonha do meu corpo e, de novo me empanturro. Para piorar, vou para o computador vasculhar a vida dos meus ex-namorados nas redes sociais, me culpo por estar sozinha e devoro mais um chocolate. Faço até dívidas no cartão de crédito para sustentar o vício de comer. Quero mudar, mas não sei por onde começar. - M. 28 anos 1,65 de altura e 78 kg.

 

M. Não é preciso dizer que você é extremamente ansiosa e, por isso, desiste de qualquer tentativa de emagrecer antes que os primeiros resultados positivos apareçam na balança. Isso gera a sensação de fracasso e, consequentemente , angústia - sentimento que, pelo visto, você confunde com fome, aproveitando para comer além da conta. Mas o prazer da comida é momentâneo. A insatisfação, no entanto, permanece e reforça a culpa pelo namoro que não deu certo e até pelo doce que você ainda não consumiu, mas esta prevendo devorar no próximo aniversário. Enfim, esse emaranhado de emoções negativas rouba suas forças para agir a seu favor. Sugiro, então, uma mudança radical, porém viável e sustentável. Só assim você vai conseguir desligar a conexão entre ansiedade e comida. Por onde começar?

Cultivando amor e respeito pelo seu corpo. Ele pode não ter as medidas perfeitas, mas isso não desqualifica como pessoa.

Então, pare de depreciá-lo e de se fazer falsas promessas do tipo "s´p hoje". Valorize suas qualidades, seus pontos fortes e procure se conhecer cada vez mais. Seja sua melhor amiga e acredite: você é capaz de finalizar uma dieta e de fazer um dia´rio alimentar completo. A partir disso, vai ter vontade de colocar em prática várias outras coisas boas da vida que estavam ficando para trás em detrimento da comida.

 

Psicoterapeuta Tommaso.

 


Beijos meninas, da Jô!
Hoje sexta-feira, planeje seu final de semana, suas refeições, o que irá comer, lembre-se do quanto saiu da dieta no feriado de carnaval e pense se irá continuar fazendo as refeições erradas como fez...

Lembre-se: Quanto menos errar sua dieta, mais rápido chegará em seus resultados desejados!

Raça!
 

0 comentários :