27 de setembro de 2012


PROTETOR SOLAR PROTEJA-SE

3

 

Olá pessoal hoje vou falar de assunto muito sério, quem é minha cliente sabe que pego muito no pé sobre o assunto.

Quando eu era pequena " lá em barbacena" nós torrávamos no sol, e não tinha essa divulgação toda de filtro solar, nem lembro se existia na verdade mas, nos dias de hoje sabendo de todos os males e tendo todas as informções, sair de casa seja em um dia nublado, chovendo ou com sol, sem protetor solar é a mesma coisa que sair pelada, e outra dentro de casa os raios solares também estão presentes, a luz da sua casa (acredite mancha a pele) o not ou computador que você esta na frente neste momento, também mancha a pele. Então vamos lá aprender tudo sobre PROTETOR SOLAR.

 

O filtro solar (também conhecido como protetor solar) é um produto que ajuda a proteger a pele da radiação ultravioleta do sol, o que reduz as queimaduras solares e outros danos à pele, intimamente ligado ao risco de câncer de pele.

Além dos prejuízos puramente estéticos, a exposição solar prolongada e de maneira inadequada pode causar câncer. O câncer de pele é considerado o tumor de maior incidência no Brasil. Por isso, os cuidados com a pele devem começar na infância, a partir dos seis meses ( não me lembro de ter sido cobrado na minha infância para usar protetores solares, voce se lembra?). O uso diário de protetor pode reduzir em até 85% as chances de desenvolver a doença.

 

Segundo pesquisa de hábitos e atitudes realizada pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos – ABIHPEC – os protetores solares têm índices de consumo no mercado brasileiro bastante baixos em relação ao seu público alvo, ficando em torno de 32%.

Para entendermos corretamente como o protetor solar vai nos auxiliar, temos que começar entendendo sobre raios solares e sua composição.

O espectro solar é composto por uma série de radiações, quase todas podem atuar de forma benéfica, porém, quando a quantidade de energia absorvida é superior à dose tolerável, os riscos são inevitáveis. As principais radiações solares são:

  • Raios infravermelhos – Responsáveis pela sensação de calor e desidratação da pele durante a exposição ao sol;

  • UV-A – Bronzeiam superficialmente, porém, contribui para o envelhecimento precoce da pele, induzido pela exposição solar prolongada;

  • UV-B – São consideradas mais lesivas que as radiações UV-A. Em excesso, causam eritema (queimadura solar), envelhecimento precoce e câncer de pele, atingindo, principalmente, pessoas de pele clara;

  • UV-C – São absorvidas pelas camadas mais altas da atmosfera e estratosfera e, raramente, atingem a superfície terrestre. São bastante prejudiciais, não estimulam o bronzeamento e causam queimaduras solares e câncer.

                                                      - pele com manhas-

 

 

Os filtros solares devem ser utilizados diariamente. Há muitos produtos cosméticos disponíveis que já contém filtros solares em sua composição, pois além de tudo, a proteção solar é a principal forma de prevenir o envelhecimento prematuro e de permitir que a pele danificada possa se reparar.

Preste muita atenção.

Características do protetor ideal:

Na hora da escolha do seu produto, preste atenção em algumas características desejáveis em seu protetor:

  • Anti UVA e UVB: filtros que protegem tanto contra os raios ultravioleta A e ultravioleta B.

  • Hipoalergênico: utiliza substâncias que geralmente não provocam alergias.

  • Livre de PABA ou “PABA Free”: filtros que não contém a substância PABA, que tem alto poder de causar alergias.

  • Livre de óleo ou “oil free”: filtros cujos veículos não contêm substâncias oleosas. São os mais indicados para pessoas de pele oleosa ou com tendência à formação de cravos e espinhas.

  • Não comedogênico: filtros que não obstruem os poros, evitando assim a formação de cravos. São também indicados para pessoas de pele oleosa e com tendência à formação de cravos e espinhas.

  • Qual a quantidade do produto devo usar?

  • A quantidade ideal é de dois miligramas de protetor por centímetro quadrado. Essa definição é bem exata e pouco prática. Mas via de regra devemos imaginar para um adulto de 1,70m, com peso entre 60 e 70 kg, o seguinte esquema:

    - Rosto e pescoço: 1 colher de chá;
    - Tronco: 1 colher de sopa para a parte da frente e outra, para a parte de trás;
    - Braços: 1 colher de sopa para ambos;
    - Pernas: 1 colher de sopa para ambas.

    • O que significa o número do fator de proteção solar, o FPS?
      Ele sinaliza quantas vezes mais a pele receberá proteção extra após a aplicação do produto.

    Aprendeu um pouco? É extenso mas, é interessante e tem que entrar na cabeça gente, você quer ter uma pele livre de manchas, rugas, leva o protetor solar na bolsa, mas use e reaplique por favor.

     

     

    Ps: informações retiradas do blog do Dr. Fábio Alex.

     

    Eu uso aprovo e indico muito os protetores da linha eucerin, adoro o matificante que deixa minha pele aveludada.

    Beijos ja Jô

     

    3 comentários :

    Sandra disse...

    adoro as dicas amiga bjão.

    Sandra disse...

    adoro as dicas amiga bjão.

    Gabriela disse...

    Parabéns pela divulgação Jô...
    Muito importante as pessoas se conscientizarem sobre o uso correto do protetor solar...
    É pra usar todo dia sim...
    Muito legal !
    Bjos lindona !!!