6 de junho de 2016


Quinoa e seus benefícios

0

A quinoa virou alimento obrigatório na mesa de quem quer emagrecer com saúde. Com propriedades nutricionais riquíssimas, o grão é carregado de proteína, não contém glúten, possui o dobro de fibras que a maior parte dos outros grãos e ainda oferece ao organismo boas quantidades de ferro, cálcio, magnésio, manganês e riboflavina B2, conhecida por beneficiar o metabolismo.

Quinoa emagrece


Quinoa pode ser comprada em grãos (foto), flocos ou farinha

O que torna este alimento tão poderoso para quem quer perder peso é seu alto teor de proteína. A quinoa possui todos os nove aminoácidos essenciais e é um carboidrato de baixo índice glicêmico, o que significa que demora mais para liberar açúcar no sangue, evitando picos de glicemia e auxiliando na maior queima de calorias durante sua digestão.

Por ser uma proteína completa, o grão não só ajuda na construção de músculos, que são essenciais para a perda e manutenção de um peso saudável, como promove saciedade por muito tempo.

Calorias

Em 100 g de quinoa crua, há 368 calorias, 14 g de proteína e 64 g de carboidratos. Já ascalorias da quinoa cozida são, aproximadamente, 220 por xícara de chá.

Como consumir

No mercado, é possível encontrar o grão inteiro, em flocos ou triturado (farinha).

Quinoa em grão

Deve ser cozido antes de consumido. Jogue os grãos por cima da salada ou legumes, use no lugar do trigo para fazer tabule, em substituição ao arroz em risotos, recheios ou mesmo pratos do dia a dia.

Como cozinhar quinoa: deixe 1 xícara do produto de molho por cerca de 4 horas. Despreze essa água e coloque os grãos em uma panela. Cubra com 1 xícara e ½ de água. Deixe cozinhar em fogo baixo até secar.

THINKSTOCK

Depois de cozida, a quinoa "infla", adquirindo quase o dobro do volume

Flocos de quinoa

Já os flocos são uma boa substituição à aveia. Você pode usá-los crus sobre frutas, misturados com iogurte, batidos com leite e outros ingredientes para o preparo de shakes ou até em forma de mingau.

Farinha de quinoa

Por fim, a quinoa triturada é perfeita para ser misturada em massas de pães, bolos, tortas e até doces. Misture-a à farinha convencional para obter uma preparação mais completa, que garantirá maior saciedade.

Quinoa: preço

O preço médio da quinoa é de R$ 10 a R$ 15 por 200 g de produto.

0 comentários :