9 de maio de 2016


Músculos que compõem o Core

0

Quem atualmente ainda não ouviu falar no CORE? Muitos ainda associam o condicionamento do core ao treinamento dos músculos abdominais que sempre são supervalorizados quando falamos de proteção da coluna e condicionamento físico. Verdadeiramente os músculos abdominais têm ações bem específicas e limitadas se consideradas isoladamente.

O Core consiste em muitos diferentes músculos que agem de forma simultânea e equilibrada para estabilizar a coluna, pelve e dorso, proporcionando movimentos mais consistentes e precisos das extremidades (braços e pernas).

Os programas de treinamento do CORE (core training) são feitos de forma a atingir todos os grupos musculares de coluna, tronco e pelve para ser efetivo e funcionam controlando movimentos, transferindo energia, transferir peso e deslocamento em qualquer direção. 

Um CORE fortalecido distribui melhor o estresse das transferências de peso e protegem a coluna.

Quais são e o que fazem os músculos do CORE?

Ainda não existe um consenso entre autores sobre os músculos do CORE; em geral controlam a extensão do tronco e dorso e quando contraídos estabilizam a coluna vertebral, a pelve e a cintura escapular criando um sólido ponto de apoio para movimentos vigorosos e/ou precisos das extremidades. A grande função da estabilidade do CORE é manter uma base mais sólida para o movimento e transferir energia do centro do corpo para os membros.

Os músculos mais comumente citados do CORE são: 

- Reto abdominal, oblíquos interno e externo, transverso abdominal; FRENTE

- Eretores da espinha e multífido; LOMBAR

- Psoas Ilíaco, Reto femoral,pectíneo e sartório; PELVE FRENTE

- Glúteos (médio, máximo e mínimo), piriforme, ísquiotibiais; PELVE ATRÁS

- Adutores; MEDIAL

Fortalecer o CORE reduz as dores lombares

Os abdominais levam todo o crédito de proteger a coluna lombar, porém eles são apenas parte de um sistema maior que envolve o CORE. De fato, a fraqueza e desequilíbrio dos músculos do CORE estão ligados a boa parte das dores lombares pois resultam em desequilíbrio da lordose lombar fisiológica aumentando o esforço sobre essa região e levando ao desconforto.

Fortalecimento do CORE e performance atlética

Como citado acima, se temos músculos do tronco e dorso estabilizando melhor a coluna desde a pelve até o pescoço e ombros, temos portanto movimentos mais eficientes e poderosos braços e pernas com todos os movimentos se originando do centro (como ponto de apoio) e não dos membros isoladamente. Isto é, quanto mais sólido for o centro (CORE), mais poderosas serão as extremidades e seus movimentos.

O treinamento dos músculos do CORE também auxilia no balanço postural ajudando a prevenir lesões, sendo o maior benefício do treinamento do CORE, o desenvolvimento do funcional fitness, que é o treinamento essencial para todas as atividades regulares de cada indivíduo.

Fortalecendo o CORE

Existem muitas maneiras de fortalecer o CORE e alguns equipamentos ou atividades podem ajudar.
Dentre os equipamentos podemos citar: medicine Ball, Bosu, pranchas de equilíbrio, etc., ou mesmo atividades que não requeiram equipamentos específicos e dentre elas posso destacar um esporte que vem se tornando febre entre atletas de diversas modalidades esportivas, o SUP - Stand up paddle, onde o atleta rema em pé sobre uma prancha e trabalha de forma muito efetiva todos os músculos do CORE.

Diversos atletas como Fernanda Keller e mais atualmente o tetracampeão mundial do Ultraman, Alexandre Ribeiro, que em seu período de descanso surfaram e remaram seus SUP para manter seu condicionamento e manter-se fortes de forma muito divertida. A remada, além de trabalhar todo o corpo é um desafio mental contra a ansiedade, pois se estiver muito agitado e ansioso, o tombo é certo, mas vale já que com nosso calor do verão, é até bom.

Todo esse trabalho muscular que citei acima, servirá para seu retorno aos treinos de forma a prevenir lesões, principalmente pelo fato do fortalecimento dos músculos do core e sua importância como centro de distribuição de força e equilíbrio para os movimentos repetidos de nadar, pedalar e correr, servindo, então, como um treinamento pré-temporada agradável e eficaz. Além é claro de podermos surfar – o que falo por mim – pois é fantástico para quem está aprendendo, por ser muito mais fácil.

Outros exercícios que trabalham o fortalecimento do CORE são os exercícios em stability ball, Pilates, Gyrotonic, Yoga, além, é claro, das aulas específicas de CORE TRAINING oferecidas por muitas academias também podem ser ótimas opções para um bom início de temporada e féria

fonte 3zone

0 comentários :