1 de abril de 2015


Sal de cozinha: perigo

0

Perigos do Sal de Cozinha

 

O cloreto de sódio(sal de cozinha) é extremamente importante para a nossa saúde, pois ele ajuda a manter o equilíbrio hídrico e o funcionamento regular das células do nosso corpo, sendo portanto indispensável a sua presença na nossa alimentação.

A necessidade diária máxima de sódio recomendada é de 2,4 gramas por dia, o equivalente a 6 gramas de sal, aproximadamente 1 colher rasa das de café ou o conteúdo de uma tampa de caneta Bic®, porém o brasileiro está comendo mais sal do que deveria, chegando a um consumo de 12 a 16 gramas por dia, o equivalente a 2 a 3 vezes o ideal diário

 

 

O consumo excessivo de sal pode acarretar sérias conseqüências ao nosso organismo, tais como: inchaço, já que o sódio provoca retenção de líquidos, além de provocar o aumento da pressão arterial, podendo levar ao infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral (derrame) e problemas renais.

É importante que todos, principalmente o indivíduo portador de diabetes - que já é mais propenso a doenças cardiovasculares, vigiem a quantidade de sódio ingerida nas refeições.

Os alimentos industrializados comumente apresentam quantidades excessivas de cloreto de sódio em sua formulação, portanto é necessário analisar no rótulo do produto a quantidade de sódio presente na porção a ser ingerida. Já os alimentos naturais como: verduras, legumes, grãos e frutas também já contêm quantidades de sódio em sua composição.

Devemos nos habituar a ingerir menores quantidades de sal no nosso dia a dia, pois este hábito além de ser saudável será, com o passar do tempo, palatável.

Algumas dicas para evitar o consumo excessivo de sal:

Não exagere no sal no preparo dos alimentosNão acrescente sal aos alimentos já prontosConfira a quantidade de sal na embalagem do produto industrializado (se necessário diminua a dose ou não o consuma)Evite conservas e enlatados, pois estes apresentam grandes quantidades de sódioDê preferência a produtos que não contenham sal na sua composição (queijos, manteiga ou margarinas, etc.)Tire o saleiro da mesa.Evite salgadinhos com adição de sal como amendoim, castanhas, batata chips etc.Evite embutidos tais como lingüiça, mortadela, presunto, salame, salsichas.Evite temperos e molhos industrializados como ketchup, maionese, molho de soja (shoyu), etc.Use ervas naturais, pois são aromáticas e saborosas (orégano, sálvia, alecrim, manjericão, tomilho, salsinha, cebolinha, etc.)Reduza aos poucos a quantidade de sal usada no preparo dos alimentos.

Espero que você caro leitor, com estas orientações, modifique se necessário, seus hábitos alimentares, para uma vida longa e saudável.

 

Dr. João Sergio de Almeida Neto

Endocrinologista e Diretor Clínico da ADIABC (Associação de Diabetes do ABC)

0 comentários :