26 de dezembro de 2014


Detox pós festas

0

Fim de ano é época de celebrar, comemorar e reunir com família e amigos. Com isso, não é muito difícil cair em tentação e cometer excessos diante de uma mesa farta como na ceia da noite de Natal ou no almoço.

Mas, para aqueles que não resistiram a tentação e já estão com “medo” da balança, a nutricionista Clínica e Esportiva de Uberlândi Mainá Garcia Valente dá dicas para evitar problemas e se desintoxicar. Segundo a profissional, não existe uma receita milagrosa, mas o ideal é que, após os excessos, evite ficar longos períodos sem se alimentar, ou seja, pular aquelas pequenas refeições ao longo do dia. Apesar das muitas opções que podem ter sobrado, comer pausadamente e mastigar bem pode auxiliar na saciedade. “Ao finalizar o prato a pessoa deve avaliar se repetir será feito por fome ou apenas vontade de comer”, disse. Mainá Garcia sugeriu não deixar a salada de lado nos dias posteriores a ceia, principalmente as folhas cruas. Ela salientou ser interessante associar as folhas as ervas frescas ou secas (especiarias).

Como há bastante consumo de gordura, açúcar e sal na hora das comemorações, a nutricionista também orientou o consumo de suco desintoxicantes. Segundo ela, sucos com folhas verdes escuras (couve, salsão, aipo, salsinha, hortelã), cítricos (lima da pérsia, limão siciliano), de gengibre e com frutas (principalmente as vermelhas) auxiliam muito no trabalho de desintoxicação do fígado, melhora do pH do sangue e na digestão. Mainá Garcia acrescentou que uma dieta desintoxicante também pode auxiliar na limpeza do organismo e que seria interessante nessa época do ano onde os exageros são frequentes.

“Pessoas com problemas de saúde devem ser avaliados e necessitam de acompanhamento de um nutricionista para que a dieta não atrapalhe ao invés de ajudar. O princípio básico da dieta é eliminar durante 7 a 15 dias os alimentos que mais intoxicam o organismo, como ovo, leite, queijo, ricota, sorvete, trigo, maças e pães, adoçantes, glúten, carnes, frituras, doces, entre outros”, concluiu.  Salada de folhas e figo é opção para o almoço desta quinta-feira

Dicas para refeição saudável após o Natal Salada de Folhas e Figo Ingredientes 1 maço de alface 1 maço de alface roxa 1 repolho roxo pequeno 1 maço de agrião 1 maço de rúcula ou chicória ou almeirão 20 figos maduros 2 peras maduras Nozes a gosto Sementes de gergelim a gosto Modo de preparo 1. Lave e seque bem todas as folhas. Rasgue-as em pedaços grandes e misture-as numa travessa. 2. Pique as nozes grosseiramente por cima das folhas. 3. Lave, seque os figos e corte cada um deles em 4 pedaços. 4. Lave e corte as peras em cubos. 5. Decore com os figos, os cubos de peras e sementes de gergelim. 6. Sirva a salada com o molho pesto (opcional) ou ainda temperar apenas com azeite, limão, hortelã e pouco sal (marinho ou rosa do himalaia).

Sucos Nutricionista ensina sucos, dieta e salada para evitar quilos a mais (Foto: Mainá Garcia/Arquivo Pessoal) Para quem quer seguir de forma mais leve e evitar que o excesso também se repita nas comemorações do ano novo, os sucos desintoxicantes são ótimas opções. A nutricionista dá duas opções. Veja:

Suco detox 1 • 2 ramos de salsinha • 1/2 cenoura • 1 maçã média • lascas de gengibre • 1 copo de água (250 ml) Bater todos os ingredientes no liquidificador, não coar e beber imediatamente. Melhor horário – em jejum.

Suco detox 2 Para quem não gosta de ingerir coisas geladas no desjejum, esta é a melhor opção: • 2 maçãs • 1 colher (sopa) de gengibre ralado • 1 copo de água quente (não é fervente). Bata no liquidificador, não coe e beba imediatamente. Melhor horário – em jejum.
Suco detox ajuda a limpar o organismo (Foto: Reprodução/ TV Gazeta) Sugestão de Dieta Detox Café da Manhã: ½ Mamão papaia + 1 banana prata Farelo de Aveia em flocos – 1 colher de sopa Lanche da Manhã: Maça + Ameixa Semente de chia – 1 colher de sobremesa Almoço: Rúcula e brócolis cozido no vapor - 01 Prato Cheio Picado; Arroz integral – 4 colheres de sopa; Abobrinha e Vagem Refogada – 5 colheres de sopa; Filé de peixe com crosta de gergelim – 1 filé médio; Lanche da Tarde: 2 Fatias Melão + 2 Kiwi Quinoa em flocos – 1 colher de sopa; Jantar: Uma sopa normal de legumes, mas que não pode de forma alguma conter nesta sopa carboidratos (macarrão, batatas, pão). Acrescentar grãos – feijão, lentilha ou grão de bico cozidos. Ceia: Suco de fruta ou chá (feito através do processo de infusão – água e erva fresca ou seca – evite tomar chás solúveis em pó ou de saquinhos).

Fonte: G1

Beijos jô ( muita água hein)

0 comentários :