23 de julho de 2013


Razões para evitar o açúcar

0


O açúcar sempre foi concebido como um deleite, uma recompensa, mas seu consumo excessivo preocupa já que está relacionado ao aumento de peso, risco maior de diabetes e etc.

O açúcar é considerado uma caloria vazia, ou seja, é um alimento de alto valor calórico, mas que não agrega em nutrientes e por isso deve ser consumido com moderação, por isso listamos alguns motivos para evitar o consumo de açúcar.

1. Você está consumindo açúcar em excesso
O consumo médio de um brasileiro é de 20 colheres de chá, ou 140g de açúcar por dia, uma quantidade muito grande e que pode ser muito prejudicial à saúde. Segundo a American Heart Association, mulheres não devem consumir mais do que 6 colheres de chá de açúcar por dia, e homens não devem ultrapassar 9 colheres de chá incluindo o açúcar adicionado a bebidas e também aquele usado como ingrediente dos alimentos. Normalmente tem açúcar em molhos de tomate e para salada, pães, bolos, refrigerantes.

2. Será mais fácil perder peso
1g de açúcar tem 4 calorias, aquele que consome 140g de açúcar no dia está ingerindo 560 calorias vindas do açúcar. Para utilizar toda essa energia seria necessários 4 horas de caminhada.
O excesso de energia ingerido acaba sendo estocado na forma de gordura, assim quando diminuímos o consumo de açúcar é mais fácil manter o peso.

3. Ele acelera o envelhecimento.
O consumo excessivo de açúcar está relacionado ao aumento do stress oxidativo. Com maior produção de radicais livres os tecidos do nosso corpo sofrem danos relacionados ao envelhecimento.

4. O excesso pode causar diabetes
Quando ingerimos açúcar em excesso o pâncreas, glândula responsável pela produção da insulina fica sobrecarregado predispondo ao surgimento de diabetes.

5. Em exagero está relacionado a doenças do coração
O excesso de açúcar vira gordura e se acumula no organismo causando obesidade, aumento da pressão arterial e maior risco de doenças cardiovasculares.

Agora quando bater aquela vontade de comer um docinho coma porções menores ou substitua o açúcar por frutas secas como tâmara ou passas para adoçar seu suco.
Beijos da Jô!

0 comentários :