9 de junho de 2013


ALIMENTOS DESINTOXICANTES

0

Segunda-feira aposto que você exagerou no final de semana né? Então segunda é dia de desintoxicar, ligue para sua fisioterapeuta/esteticista e marque uma drenagem linfática maravilhosa e cuida da sua alimentação o dia todo. E claro que tem alimentos que você acrescenta e ajuda muiiiitooooo, vai por mim.
A desintoxicação consiste no processo de eliminação dos excessos e das toxinas acumuladas no organismo.
Essas toxinas são substâncias nocivas encontradas em aditivos, conservantes, corantes, adoçantes ou mesmo na poluição. Se por um lado, a alimentação pode causar intoxicação, por outro lado, existem alimentos como frutas e grãos, que ajudam a desintoxicar o organismo de forma natural e saudável.
Quando falamos em alimentos desintoxicantes, temos que pensar em primeiro lugar nas fibras que são de grande importância para o bom funcionamento do sistema digestivo, auxiliando no bom funcionamento intestinal e na absorção de nutrientes.
Encontramos uma variedade grande destes alimentos nos Supermercados e Feiras, como o arroz integral, aveia, açúcar mascavo, massas com trigo integral, pão com trigo integral, semente de linhaça e cereais em geral.


As frutas, verduras e legumes em geral, são as melhores opções, por serem leves, com baixas calorias e ricos em vitaminas, minerais, eletrólitos e fibras.
As verduras são muito importantes para uma alimentação saudável, além de conter baixas calorias, possuem poder regulador no organismo, por serem ricas em fibras e conter grande quantidade de vitaminas e minerais, variando de um tipo para outro, nenhum alimento substitui por total suas propriedades.


As frutas em geral, são alimentos ricos em fibras, vitaminas, minerais e água, ótimos desintoxicantes.
A melancia tem propriedade refrescante e diurética, o abacaxi também é uma fruta refrescante com função de eliminar as impurezas.
A hortelã é uma erva rica em vitaminas A,B e C. minerais (cálcio, fósforo, ferro e potássio), exercem ação tônica e estimulante sobre o aparelho digestivo, pode ser utilizada em chás, saladas e preparações em geral, uma boa pedida é o suco de abacaxi com hortelã.
O gengibre estimula a digestão, alivia a constipação intestinal e ativa o metabolismo.
O salsão contém quantidades pequenas de vitamina C, cálcio, potássio, ferro, fósforo e magnésio. É rico em fibras e é usado como um alimento digestivo, refrescante.
O pepino é um alimento que possui baixa quantidade de calorias (cada 100 gramas contém 10 kcal), aproximadamente 90 % de sua composição é de água, possui boa quantidade de fibras, sendo importante para o sistema digestivo.
A berinjela é muito digestiva, nutritiva e laxante, por esse motivo é indicada nos casos de indigestão e prisão de ventre.
Outros são:
- ÁGUA
- CHÁ VERDE, CHÁ BRANCO
- VEGETAIS DA FAMÍLIA DAS BRÁSSICAS (couve, couve flor, brócolis, couve de bruxelas, repolho)
- ALECRIM, CÚRCUMA (açafrão) E GENGIBRE
- FRUTAS CÍTRICAS
- UVA VERMELHA (orgânica) e suco orgânico de uva vermelha
- OLEAGINOSAS (nozes, avelãs, amêndoas, castanha do pará, castanha de caju, macadâmia)
- CEREAIS INTEGRAIS E FARELOS DE ARROZ E DE AVEIA
- SOJA E DERIVADOS (tofu, missô, PTS)
- LEGUMINOSAS (feijão, grão de bico, lentilha, ervilha)
- PEIXES
- ALIMENTOS ORGÂNICOS.
 Não podemos esquecer de consumir bastante líquido como água e chás em geral que hidrata a pele, limpa e retira as células mortas.
É muito importante o acompanhamento de um profissional nutricionista para que exista um balanceamento de cardápio personalizado.

ALGUNS SUCOS

Liquidifique 1 colher de semente de linhaça (deixada de molho em água) em  1 copo de água e 4 nozes,  1
banana
pequena, ½  mamão papaia pequeno, 1 colher de passas e mel.

Liquidifique 1 colher de semente de linhaça (deixada de molho em água) em 1 copo de água, 2 castanhas do Pará, polpa de acerola, adoce com 2 colheres de passas sem caroços e mel

Anotou? Agora coloca em prática....beijos da Jô!

0 comentários :