4 de abril de 2013


MENOS SAL, MAIS SAÚDE

0

Meninas hoje é quinta (EEEEEEEEEEEe delícia) e hoje a nossa convidada é a nutricionista Marluce Golçalves que mais uma vez vem dividir seus conhecimentos e nos dar dicas maravilhosas.

De acordo com alguns estudos, a população brasileira consome mais que o dobro de sal do que o permitido. A recomendação que uma pessoa pode ingerir é de 6g de sal ou 2,4g de sódio por dia. Em geral, o consumo é na forma de sal de cozinha (cloreto de sódio), porem, além desse sal que utilizamos nas preparações, há aqueles que se ‘escondem’ nos alimentos, principalmente nos industrializados. Conservas, enlatados, embutidos, caldos prontos, sopas e produtos em pó, refrigerantes, são alguns exemplos de alimentos que são ricos em sódio. O consumo elevado desse mineral é prejudicial à saúde podendo acarretar alguns problemas como aumento da pressão arterial, doenças cardiovasculares, doenças renais, entre outras doenças crônicas. Por este motivo, sua restrição não deve ser feita apenas por pessoas hipertensas, mas sim pela população em geral. A prevenção é a melhor forma de se evitar problemas futuros.

 

Algumas opções para redução do consumo de sal são super simples e fáceis de fazer em nosso dia a dia. Que tal você tentar também?

- Retire o saleiro da mesa durante a refeição, assim você evitará colocar mais sal no alimento do que já lhe foi colocado em seu preparo;

-  Tente utilizar o mínimo possível de sal no preparo dos alimentos. De uma variada, utilize temperos naturais como alho, cebola, ervas aromáticas, etc. Eles também já dão um ótimo gosto no paladar;

- Evite alimentos industrializados e fique sempre atento na hora das compras procurando ler os rótulos dos alimentos para verificar a quantidade de sódio presente.

Só lembrando que o sódio é um mineral essencial para o organismo, porém, em quantidades certas. Por isso devemos evitar exageros e consequentemente seus efeitos maléficos. Além disso, é fundamental que tenhamos uma boa hidratação para que seja mantido o equilíbrio entre sódio e água no corpo.

Marluce gonçalves

Nutricionista- Clinemedi - (48) 3623 3213/3623 0846
 

 

Meninas e o que acontece com excesso de sal é sério, retenção líquida é sério dá uma olhada

Beijos da Jô!

0 comentários :