29 de outubro de 2012


VITAMINA C

0

 

A Vitamina C

A vitamina C, conhecida também como ácido ascórbico, é considerada um dos antioxidantes mais potentes da atualidade. Vem sendo muito utilizada devido sua capacidade incontestável de "varrer" os radicais livres. A Vitamina C é hidrossolúvel e não e sintetizada dentro do nosso organismo, necessitamos de suplementos advindos dos alimentos ou dos complexos vitamínicos. Acelera o processo de cicatrização, estimula o colágeno, protege contra os efeitos nocivos do cigarro e poluição.

A Vitamina C é uma substância essencial, sob todos os aspectos, no funcionamento da pele, incluindo o crescimento, manutenção e reparo, protegendo-a contra os estragos da oxidação causada pelos radicais livres, feridas, síntese de colágeno e prevenção do envelhecimento precoce da pele.

Considerando a participação crítica da Vitamina C na pele jovem e saudável, é importante lembrar que o metabolismo não produz essa vitamina. Nos seres humanos, a reserva é de 1500mg. Uma pessoa saudável deve manter uma ingestão constante para manter suas funções corporais. E a pele se torna vulnerável na medida que o organismo extrai Vitamina C da pele se há uma carência da mesma para outra função.

O stress físico ou emocional aumenta mais ainda essa demanda por Vitamina C, que é sempre retirada primeiro da pele. Sob condições de laboratório clinico foi feita a síntese de colágeno e estimulação do rejuvenescimento promovendo às células com Vitamina C. Os obstáculos à aplicação prática da Vitamina C é a estabilização e a absorção da Vitamina C que é uma substancia que se deteriora ou perde a potência com muita facilidade, especialmente se exposta ao sol ou calor.

A vitamina C e a pele

Na pele, a epiderme contem 5 vezes o nível de ácido áscorbico encontrado na derme. Depois da exposição aguda a radiação ultravioleta, os níveis de acido ascórbico se esgotam, tanto na epiderme quanto na derme. O esgotamento relativo de Vitamina C é comum em pessoas mais velhas, principalmente naquelas que sofrem de alguma doença como câncer e diabetes. Grande parte desta deficiência parece estar relacionada com a ingestão inadequada, já que a suplementação restaura os níveis normais.

Na tentativa de suplementar o ácido ascórbico na pele, foi desenvolvida uma formulação tópica de Vitamina C. A Vitamina C, apresentada em solução aquosa da pele (sob forma não ionizada), pode penetrar facilmente na barreira cutanea e acumular-se nesta última. Para permanecer não ionizada, é preciso que o pH da solução tópica fique abaixo de 3,5. Nessas condições, até 15% da solução aplicada topicamente, consegue penetrar na pele me 48 horas. Depois de penetrada na pele, a Vitamina C se estabiliza, não podendo ser removida por lavagem ou fricção. Os níveis de ácido ascórbico acumulado na pele são 20 a 40 vezes àqueles conseguidos pela ingestão oral. Depois que a Vitamina C é incorporada na pele, pode-se demostrar o efeito reservatório: mesmo que a Vitamina C adicional seja retirada da pele, os efeitos dela permanecem por no mínimo três dias.

Em estudos realizados também; verificou-se que a Vitamina C tem efeito fotoprotetor contra raios UVA e UVB. Desta forma, a Vitamina C tópica é um excelente antioxidante da pele, que pode ser manipulado em farmácias além de existir comercialmente para vender. Levando a regressão do envelhecimento cutâneo já existente além de prevenir os efeitos maléficos dos radicais livres e assim evitando o envelhecimento precoce da pele.


Uso sempre vitamina C, pode ser usada antes de dormir, ou de dia antes do protetor solar.

No mercado tem umas potententes, como a marca Dermage e SVR ambas tem vit. C 20% mas, tem inúmeras outras marcas.

Beijos da Jô




Fonte Dra Maura Simões Bressan
Dermatologista

0 comentários :