4 de outubro de 2012


MITOS E VERDADES

0

 

Quem nunca leu ou recebeu uma dica “valiosa” de como cuidar da pele, deixar o cabelo mais bonito, ou até ficar com um tom de pele maravilhoso? Vários conselhos são também encontrados na internet, o problema é que muito do que é difundido não passa de mito popular sem nenhum fundo de verdade! E alguns deles podem causar efeito inverso…

Aqui algumas dessas crenças mais famosas e sua real contribuição para pele e cabelos. Fique atento!

Se cair limão na pele quando a pessoa está exposta ao sol, a pele vai ficar manchada.
VERDADE. O limão, assim como outros vegetais de características cítricas (como abacaxi, tangerina, maçã e laranja), pode manchar a pele em contato com o sol. Isso acontece por causa da substância bergapteno, absorvida pela pele e que pode causar até mesmo bolhas se a concentração for muito grande. As manchas que surgem podem ter cores e formas diferentes. Perfumes, por conter álcool em sua fórmula, também podem causar o mesmo problema. Cuidado!

Usar Coca-Cola ou óleo de cozinha bronzeia a pele mais rápido.
MITO. Substâncias que não foram desenvolvidas para este fim podem manchar sua pele, ou, em casos mais extremos, provocar queimaduras de primeiro, segundo ou terceiro graus. Use somente produtos específicos para exposição ao sol, pois as receitas caseiras podem causar problemas irreversíveis. E lembre-se: proteja a sua pele, não a exponha ainda mais!

Comer cenoura, abóbora, mamão e castanha ajuda o bronzeado.
VERDADE. Alimentos naturais com pigmento amarelo ou laranja são ricos em betacaroteno, que fazem bem para a pele e deixam o tom mais uniforme e bonito. Por isso, aproveite e coma esses alimentos para ficar ainda mais bonita e saudável no verão.

Pessoas negras não precisam usar protetor solar.
MITO. A pele negra tem sim mais melanina, o que a torna mais resistente. Porém, a exposição ao sol pode causar irritação e queimaduras como em qualquer outro tipo de pele. Por isso, o indicado é usar um protetor solar com fator 30 no mínimo.

Tomar sol melhora problemas com espinhas.
MITO. À primeira vista pode acontecer uma aparente melhora, já que o sol vai ressecar a pele. Porém, para compensar o ressecamento, a pele vai produzir mais óleo, o que fará com que os poros fiquem ainda mais obstruídos e com possível piora do quadro das espinhas.

Lavar o cabelo com água quente ou todos os dias aumenta a queda de cabelos.
MITO. Os fios que caem durante o banho iriam cair de qualquer jeito, pois a lavagem diária ou a água quente não causa danos aos bulbos capilares. Caso a queda esteja muito mais intensa do que o normal, procure um dermatologista para avaliar a origem do problema.

Lavar os cabelos durante o período menstrual faz mal à saúde.
MITO. Os dois fatos não possuem relação e não existem problemas em lavar os cabelos quando a mulher está menstruada.

Diluir pílulas anticoncepcionais no shampoo faz os cabelos crescerem mais rápido.
MITO. O uso de hormônios não influencia o crescimento dos cabelos de nenhuma forma e a absorção do uso descrito seria mínima, portanto, não haveria efeito no crescimento dos fios.

Arrancar um fio de cabelo branco faz com que nasçam dois no lugar.
MITO. Os fios que crescem após um fio branco ser arrancado cresceriam independente do fio ser arrancado. O que acontece é que esse é um processo gradativo, os fios brancos vão surgindo aos poucos, e por isso, muitas pessoas passaram a acreditar que havia influência entre arrancar um fio e nascerem mais cabelos brancos.

Estrias são irreversíveis e não possuem cura.
VERDADE. Os tratamentos disponíveis apenas melhoram o aspecto das estrias, visto que nenhum tratamento é capaz de reverter o processo. Por isso, prevenir as estrias é “o melhor remédio”. Procure seu dermatologista para saber a melhor forma de prevenção!

Pele oleosa envelhece menos.
VERDADE. Isso acontece porque a pele oleosa é naturalmente mais resistente à ação dos raios do sol, sofrendo menos seus efeitos danosos. Porém, uma boa fotoproteção, combinada a uma hidratação diária, garante a pele jovem independente de ser oleosa.

Não é necessário aplicar protetor solar nos dias chuvosos.
MITO. Embora não possamos ver o sol em dias nublados ou chuvosos, as radiações solares permanecem presentes. A proteção e o cuidado com a pele nos dias nublados deve ser a mesma dos dias com muito sol.

A ingestão de Vitaminas faz surgir espinhas.
VERDADE. A acne pode ser desencadeada por alguns tipos de vitaminas, pois elas podem aumentar a produção de óleo, obstruindo assim os poros. Antes de ingerir suplementos vitamínicos, converse com seu dermatologista.

Aplicar o protetor pela manhã é suficiente.
MITO. O efeito do protetor solar dura em torno de duas horas, precisando de reaplicação ao longo do dia. Suor e água também podem ser responsáveis por tirar o produto do corpo, por isso é importante retocar após banhos de mar ou piscina e atividades físicas com suor intenso.

 

Meninas se tiverem alguma duvida podem deixar nos comentários que procurarei responder, e se der tempo volto com outro post ainda hoje.

Beijos da Jô

0 comentários :