25 de outubro de 2012


COMO MELHORAR O INTESTINO

0

 

Bom, o primeiro passo para melhorar o intestino é comer. Muitas pessoas reclamam de obstipação quando na verdade não comem o suficiente para fazer um bolo fecal adequado. Principalmente aquelas com dietas muito restritivas. E não basta somente comer, mas tem que beber, também. E beber ÁGUA!

A água é nosso emoliente natural, é ela que faz com que as paredes intestinais fiquem suficientemente umedecidas para que o bolo fecal possa transitar pelo intestino até sair em forma de fezes. Nosso corpo é constituído em até 70% de água. Quando não consumimos o suficiente para repor os gastos diários que acontecem pelo suor, urina, respiração, entre outros, um dos primeiros locais que sente o problema é o intestino, pois a água é totalmente desviada para locais que nosso organismo julga mais importante.

Sempre cito o caso das barras de cereais. Muita gente as consome abundantemente pra melhorar o intestino, mas o efeito é contrário, pois não tomam água. O que acontece é que o bolo fecal é formado, mas “entala”, pois as paredes do intestino não estão umedecidas o suficiente para que esse bolo seja eliminado. Comam barras de cereais, mas tomem água!

 

Fibras: tipos e importância

Só então vem a questão das fibras, que sim, são muito importantes, não só para formação do bolo fecal, como para o aumento do trânsito intestinal. As fibras, contidas em alimentos do reino vegetal, que aí se incluem não só frutas, verduras e legumes, mas também cereais como arroz, trigo, milho, aveia, granola, etc e tubérculos (batata, mandioca, mandioquinha, cará, inhame...) são sempre o maior foco de atenção daqueles que têm problemas intestinais.

Existem dois tipos de fibras. As solúveis, presentes principalmente nos cereais, tubérculos, polpa de frutas e legumes, são as responsáveis pela formação do bolo fecal. Já as fibras insolúveis presentes nas cascas destes alimentos e nas folhas de hortaliças são responsáveis pelo aumento da motilidade intestinal.

É importante lembrar que quando processamos os alimentos de alguma forma, muitas vezes estamos quebrando as fibras que eles contêm. É o caso, por exemplo de um suco natural ou de uma sopa. Mas por favor, não levem tudo aos extremos! Isso não significa que os alimentos percam totalmente as fibras, mas sim que elas são reduzidas – e muito.

Para que nosso intestino funcione de forma saudável , é preciso ter alguns hábitos como:

 

- Aumentar a ingestão de água. E falo de água pura mesmo!

- Colonizar o seu intestino com bactérias benéficas com a ingestão dos probióticos;

- Melhorar o seu funcionamento com ingestão de glutamina que dá energia as células do intestino e melhoram sua funcionalidade;

- Aumentar o consumo de fibras na alimentação que estão presentes nas frutas, verduras, legumes, aveia e outros;

- Diminuir o consumo de alimentos industrializados, cheios de conservantes, corantes, glutamato monossódico (realçador de sabor);

- Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;

- Não fumar;

- Melhorar o nível de estresse e ansiedade;

-Não fazer uso de remédios para funcionar o intestino ou até mesmo “fitoterápicos” porque eles causam dependência e danos;

- Evitar a ingestão de sucos concentrados, suco em pó, refrigerantes;

- Relaciona-se muito o intestino preso com a ingestão de leite e derivados. Relevo ainda a importância do atendimento personalizado porque não quer dizer que todas as pessoas que tem intestino preso não podem consumir leite e derivados;

- Ir ao banheiro na hora que a vontade vier e não ficar “segurando”;

- Praticar atividade física.

Beijos da Jô

 

Fonte: ANutricionista.Com - Ana Paula Fidélis - CRN9 6192 - Nutricionista

0 comentários :