7 de novembro de 2012


BETACAROTENO E O BRONZEADO

1

 

Em pleno verão, a meta de muitos é conquistar um belo bronzeado. E uma boa aposta é investir em alimentos ricos em betacaroteno, substância que ajuda a deixar a pele dourada e a protegê-la contra raios UVA e UVB.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, confira os benefícios listados pelo médico Alfredo Cury, especialista em endocrinologia e proprietário do Spa Posse do Corpo, no Rio de Janeiro. Vale acrescentar a importância de passar protetor solar e de evitar a exposição ao sol entre 10h e 16h.

1) O betacaroteno é um dos carotenoides, uma provitamina, ou seja, substância que se tornará uma vitamina depois de passar por reações químicas no organismo. O caroteno é provitamina da vitamina A.

2) O betacaroteno atua como refletor parcial dos raios UVA e UVB e está presente em frutas e legumes de coloração amarela/laranja e folha verde-escura. É um excelente antioxidante, favorecendo o combate aos radicais livres e também à radiação solar. A oxidação do betacaroteno promove um aspecto de bronzeado dourado e contribui para sua duração.

3) A lista dos principais alimentos fonte de betacaroteno conta com cenoura, batata-doce, caqui, abóbora, mamão, manga, carambola, pêssego, nectarina, chicória, agrião, couve, endívia, espinafre, bertalha.

4) A provitamina deve começar a ser ingerida, no mínino, 20 dias antes da exposição ao sol para conseguir alcançar a epiderme da pele, o que efetiva a sua função de maior permanência do bronzeado produzido pela melanina (responsável pela pigmentação da pele) e proteção contra os raios UVA e UVB.

5) A quantidade de consumo recomendada para um adulto, em média, é de 800ng RE/dia, o que representa três colheres de sopa de cenoura ou abóbora batida no suco de laranja do café-da-manhã, uma colher de sopa de bertalha cozida ou duas colheres de sopa de batata-doce no almoço, um caqui médio ou uma manga-espada média.

6) O excesso de betacaroteno pode levar à tonalidade amarelada na pele, principalmente na palma das mãos e na planta dos pés. Mas basta a redução do consumo para o efeito desaparecer.

 

Eu tomo sempre antes do verão e aconselho, a cor fica linda mais dourada e com certeza dura mais..para quem curte ficar moreninha vale a pena investir, vende-se em quase todas as fármácias.

 

Beijos dourados da Jô.

1 comentários :

Raquel disse...

Beijo Dourado
Amei.